Promovido pelo Gabinete de Educação e Formação de Adultos da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, pela Delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa, pelo Centro do Emprego local do IEFP e pela APEFA Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos, o projeto-piloto Percursos de Cidadania, Alfabetização Solidária e Literacias pretende proporcionar uma resposta coletiva e ampla ao problema do analfabetismo e das baixas literacias da população adulta do nosso concelho.

Semanalmente, treze utentes do COA vão iniciar o processo de alfabetização ou aperfeiçoar a leitura e escrita.

As atividades serão desenvolvidas em todo o concelho e nas diversas instalações disponibilizadas pelos vários parceiros promotores integrantes do Conselho de Instituições Promotoras do projeto (CIP).

Para a execução do projeto, a APEFA disponibiliza uma professora especializada e com alargada experiência no campo de Educação de adultos para monitorização e acompanhamento técnico e Pedagógico.

A especificidade deste projeto–piloto, pioneiro e único no país, comporta desafios importantes, que serão objeto de atenta avaliação a desenvolver pela equipa do Instituto de Investigação de Educação de Adultos da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

Em Portugal, há mais de meio milhão de adultos portugueses sem saber ler nem escrever e mais de 2.5 milhões com o nível mais básico de escolaridade.