Aires Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal e vereador do Pelouro do Desporto, informou que esta competição irá inaugurar um espaço renovado, cujo investimento, nesta primeira fase, foi de um milhão e meio de euros. Segundo o autarca, “esta é a melhor forma de ajudar o país a combater a crise. Durante o mês de Fevereiro, a Póvoa – por excelência uma estância balnear – precisa de atractivos para que as pessoas nos visitem e, assim, dar movimento à restauração e à hotelaria. Com a vinda dos 376 nadadores inscritos, respectivas equipas técnicas e familiares só é benéfica para a cidade, tornando-se, desta forma, num investimento do município na economia local.

Por todos estes motivos, e apesar das adversidades da economia portuguesa actual, considero que o Meeting Internacional de Natação continua a merecer, por parte da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, todo o empenho e esforço que esta organização acarreta. Por isso mesmo, Aires Pereira avançou as datas da VI edição, 4 e 5 de Fevereiro de 2012.

Aníbal Cabral Pires, presidente da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), afirmou que esta organização só é possível com o apoio do município. “O envolvimento social e desportivo, a maneira fidalga como os poveiros recebem quem os visita são extraordinários”, sublinhou. Sobre a renovação nas Piscinas Municipais, Cabral Pires explicou que “só mostra a preocupação da autarquia em criar condições para os seus munícipes praticarem desportos aquáticos”.

José Adelino, director da prova, foi o portador de uma novidade: esta edição será uma prova de avaliação para os Campeonatos do Mundo de Xangai, a realizar este ano. Isto significa que os nadadores tentarão fazer os tempos mínimos para esta competição, tornando esta edição do Meeting ainda mais competitiva.

O V Meeting Internacional de Natação da Póvoa de Varzim acontece já no próximo fim-de-semana, nos dias 5 e 6 de Fevereiro.