Com encenação de Eduardo Faria, música original de Paulo Lemos, cenários e figurinos por Joana Soares e interpretação de Joana Soares e Eduardo Faria, o espetáculo terá a duração de 60 minutos e destina-se a alunos do 3º ciclo de escolaridade, com especial interesse para alunos do 9º ano.

Estão previstas duas sessões diárias, às 10h30 e às 14h30, estando os espetáculos sujeitos a marcação prévia, que deve ser feita através dos telefones 912 420 129 ou 916 439 009. Para informação adicional pode contactar a organização por email, através de vt@varazimteatro.org.

Mantendo a estrutura e linguagem original desta obra emblemática do pai do teatro português, Gil Vicente, o Varazim Teatro propõe um espetáculo em que o jogo dramático é realizado a partir da interação com os alunos.

Representado pela primeira vez em 1517, esta obra paradigmática de Gil Vicente em Portugal retrata, através de um desfile de personagens-tipo, a sociedade do século XVI, com questões que ainda são de grande pertinência nos dias de hoje.

As personagens apresentam-se diante de duas figuras alegóricas o Anjo e o Diabo, cada um comandando a sua barca, a da Glória e a do Inferno, num esforço para mostrar que merecem embarcar na barca do anjo e alcançar a salvação. A corrupção, a mentira, a arrogância, a prepotência, a ganância e a avareza, bem como virtudes como a simplicidade, a honestidade e a fé, são demonstradas ao espectador, que também exerce o papel de juiz.

Com as suas características bem vincadas e os seus objetos simbólicos, os atores prometem muita diversão, aliada à aprendizagem e contacto com a obra deste grandioso autor português.