Seguiu-se a visita à Sala de Troféus onde tomaram da palavra o Presidente da Assembleia Geral, João Mariz, o Presidente da Direção, Pedro Faria e o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

O Presidente da Câmara revelou que tem vindo a trabalhar no sentido de “percebermos o que vai acontecer neste espaço e a academia que queremos no Parque da Cidade”. Neste sentido, transmitiu que “durante o mês de janeiro vai ser convocado um Conselho Varzinista e depois uma Assembleia para discutir com os sócios um futuro muito real sob o ponto de vista do património e das futuras condições para o clube desenvolver a sua atividade”.

Aires Pereira lembrou que “os últimos 6 anos foram muito difíceis e conseguiu-se quase que um milagre no sentido do Varzim não ter acabado. Mas, a história não pode repetir-se”, advertiu o edil, sublinhando que “o clube não tem condições para voltar a passar por uma situação idêntica”.

Sobre as eleições do próximo ano para a escolha de uma nova direção do Varzim, o autarca referiu que “serão decisivas para o futuro de todos nós”, aconselhando a que “os sócios do Varzim não deem nada por adquirido. Estamos numa fase em que o Varzim ainda está muito frágil e qualquer aventura pode por em causa o futuro do clube. É preciso fazer um caminho de sustentabilidade e apostar na formação”.

João Mariz transmitiu que este foi “um ano muito importante na vida do Varzim porque podemos, finalmente, afirmar que temos um Varzim saneado financeiramente, com o seu património consolidado e preparado para caminhar com segurança para o futuro”.

Assumindo que o Varzim é, neste momento, “um clube apetecível”, o Presidente da Assembleia Geral alertou os sócios para “estarem atentos porque o clube tem que continuar a ser, no próximo século, pelo menos, dos poveiros, dos varzinistas. Para isso, é preciso estarmos todos unidos”.

Pedro Faria revelou que acredita que “estão a ficar reunidas as condições para pensarem nas coisas com mais vontade e determinação, sem nunca por o clube em causa”, acrescentando que “o Varzim vai buscar jogadores ao mercado que venham acrescentar algum valor à equipa, com o objetivo de preparar uma época boa”.

Quanto à formação, Pedro Faria transmitiu que as expectativas são boas e estão em condições para atingir os seus objetivos.

As cerimónias encerraram com a romagem ao Cemitério n.º1 da Póvoa para a visita aos jazigos dos fundadores do Varzim Sport Club. Este ano, foram também homenageados os antigos dirigentes e sócios do Varzim, Eduardo Fernandes e José Maria Pedreira Reina, na presença das respetivas famílias.