Desta forma, a zona de eventos do espaço, no piso 3, irá receber a agente principal Mafalda Patrícia, responsável pelo Comércio Seguro, do Movimento Integrado de Policiamento de Proximidade (MIIP), da esquadra da PSP da Póvoa de Varzim, que irá dar conta das principais alterações na nota aos comerciantes locais e de quais os cuidados a ter perante eventuais burlas associadas à mudança.

Importa referir que ninguém está mandatado para recolher notas em nome do Banco de Portugal ou de qualquer instituição e que as notas antigas continuam a ser válidas, pelo que os cidadãos poderão continuar a utilizá-las sem restrições nem necessidade de efetuar qualquer troca.

A nova nota de 50 euros inclui novidades ao nível da segurança, nomeadamente o número esmeralda na frente e a janela com o retrato da figura mitológica Europa, visível tanto na frente como no verso, quando colocada contra a luz.

Esta iniciativa é da responsabilidade da PSP, em colaboração com o Mercado Municipal, e conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.