De acordo com os serviços da Biblioteca Municipal, o sucesso é atribuído às “melhorias significativas ao nível dos serviços prestados, nomeadamente, aumento no número e diversificação dos títulos dos jornais e revistas e aumento do número de lugares para leitura, condições que permitiram registar um aumento na afluência diária, quando comparado às edições anteriores.”  A ajudar esteve, certamente, o horário, ininterrupto desde as 10h00 e as 18h30, inclusive aos fins de semana e feriados.

Da responsabilidade do Pelouro da Cultura, as Bibliotecas contaram, como sempre, com um vasto conjunto de serviços, sendo os mais procurados o acesso público à Internet e a consulta de jornais e revistas. Para os mais pequenos foram organizadas várias actividades de animação, que incluíram oficinas de expressão plástica, ateliers de animação de leitura e ainda sessões de “Ciência Divertida”, espaço para os miúdos aprenderem através de divertidas experiências científicas.

Mais do que um espaço de leitura, o Diana foi um espaço multidisciplinar, ao receber iniciativas dirigidas a públicos diversos, nomeadamente a exposição de fotografia aérea, de Francisco Piqueiro, a mostra de arquitectura, no âmbito da iniciativa “Faz Por Ti”/Póvoa Jovem ou ainda a palestra sobre o medo de voar. O emblemático espaço foi também palco de actuações musicais, com o artista Caio Bossi a contribuir, por inúmeras vezes, para a animação musical tanto do Diana como da extensão da Praia da Lagoa. Coube também ao artista brasileiro o último espectáculo musical das Bibliotecas de Praia, ao actuar ontem, 10 de Setembro, no Diana.  

Ao contrário da extensão da Praia da Lagoa, o Diana não encerra, adoptando antes um novo horário, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h30, assumindo-se, assim, como importante pólo cultural para aqueles que, mesmo durante o Inverno, preferem a praia como cenário das suas leituras.