O espaço do antigo Presidente da Junta de Aguçadoura, Sérgio Cardoso, foi benzido pelo Padre João da Rocha Eiró.

Sérgio Cardoso anunciou que o novo espaço, que definiu como “acolhedor e caseiro” e com preços ao alcance de todos, é destinado “a qualquer pessoa que por aqui passa mas também tendo em conta os peregrinos que passam no Caminho de Santiago”. Revelou ainda que a ideia surgiu do desafio lançado por Aires Pereira para as pessoas aproveitarem a “onda de turismo”.

O antigo Presidente da Junta transmitiu que o edifício onde agora surgiu a guest house dizia-lhe muito, a nível sentimental, pois trabalhou lá durante muito tempo na Clínica que teve que mudar-se para novas instalações.

O Presidente da Câmara fez questão de abordar o tema do Turismo como uma “oportunidade que nos passa à porta e para a qual nos devemos preparar”. Neste sentido, fez referência ao Caminho da Costa para Santiago de Compostela: “é um caminho que está com muita pujança. Temos registado na Loja Interativa de Turismo mais de 900 pessoas por semana a passarem. É um movimento enorme e ao qual este alojamento vai com certeza dar resposta”.

Aires Pereira transmitiu que “é importante dar a conhecer o espaço e é também uma forma de dar a conhecer a própria freguesia. A vila de Aguçadoura tem uma realidade única no país que não está ainda suficientemente explorada e divulgada na componente turística. Temos um manancial muito grande e o Turismo pode e deve ser uma atividade complementar”.

O autarca referiu-se à importância de colocar a Aguçadoura Guest House nas ferramentas informáticas do Município de modo a chegar mais rápida e facilmente a todos, nomeadamente aos peregrinos de Santiago. Outro meio de divulgação muito importante prende-se com a presença do Presidente da Câmara na inauguração do espaço: “as nossas ferramentas de divulgação são poderosíssimas, a Câmara tem mais de 40 mil visitantes nas suas páginas. Por isso, vou continuar a inaugurar os negócios para os quais for convidado. Essa é também a minha obrigação e uma forma de dar a conhecer o espaço”.

E porque esta freguesia está junto ao mar, o Presidente da Câmara aproveitou o momento para alertar os munícipes de que está a decorrer, até 14 de dezembro, o período de discussão pública do Plano de Ordenamento da Orla Costeira. Consciente de que o Plano é “impactante no património das pessoas, a Câmara abriu um gabinete de apoio à Discussão Pública do Programa da Orla Costeira (POC) Caminha-Espinho para apoiar as pessoas que tenham propriedades na frente de mar, ajudando-as a fazer as respetivas reclamações no sentido de salvaguardarem o seu património”.