A Sessão Oficial de Abertura do ViMus ficou marcada pela apresentação do filme “Fados”, horas antes da sua estreia em Toronto. “Fados” vai buscar as suas origens brasileiras coreografadas para o efeito e lança as inevitáveis pontes, pela voz de consagrados cantores, com África e Brasil. O filme completa uma trilogia dedicada às três formas de expressão musical urbanas do século XX – a ‘trilogia da canção urbana’ de Carlos Saura, composta por Fados, Flamenco e Tango. Durante o Festival serão exibidos outros trabalhos deste realizador, nomeadamente, “Tango” e “Ibéria”. Ao trailler  de “Fados” seguiu-se a exibição de “Flamenco”, um filme carregado de sentimento e emoções. Carlos Saura conseguiu que na tela estivessem projectados movimentos embrulhados em História, em narrativa, em paixão, em orgulho, em completa representação folclórica que caracteriza um povo na sua expressão mais genuína.

Este momento de luxo visual contou com a presença do Vereador do Pelouro da Cultura, Luís Diamantino, que revelou que “Este Festival – o ViMus – nasceu do sonho de algumas pessoas (Marco e Hilário são as pedras base) de fazer um evento diferente na Póvoa de Varzim. À Câmara Municipal compete, sobretudo, ser almofada de choque, tornar os sonhos realidade. E foi com enorme satisfação que a Câmara apoiou um evento de carácter inovador e original como o ViMus”. “A Póvoa de Varzim está de parabéns pela enorme capacidade que demonstra na organização e promoção de iniciativas que se destacam pela diferença”, concluiu Luís Diamantino.

vimus 1

Envolto num mundo visual engenhoso e fascinante, o público deslocou-se para o bar Plastic, no interior do Porto de Pesca, onde os esperava uma sessão especial intitulada Ultra-Sons da Lusofonia, organizada pelo MTV Brand New, programa do canal MTV Portugal que selecciona semanalmente vídeos inovadores. Nesta sessão foram exibidos cinco vídeos de altíssima qualidade, um deles uma estreia mundial, «É Dreda Ser Angolano» do Conjunto Ngonguenha (de que faz parte Conductor dos Buraka Som Sistema, o Timbaland cá do burgo) e um trailer do documentário homónimo que deverá estrear no final de 2007. São cinco vídeos / temas que representam de forma eloquente a qualidade da música urbana lusófona dos nossos dias. Na mesma noite, houve ainda lugar para um DJ set com Funk You 2 ao som da língua portuguesa.

vimus 2 vimus 3

A partir de agora, o Festival está na rua. Diana Bar, Plastic, Dali Daki, Brisa e Oito Zero preenchem as suas noites com um variadíssimo programa de vídeos musicais, em retrospectiva e a concurso.

Hoje, dia 7, a partir das 16h00, serão exibidos, no Diana Bar três dos videodocumentários nacionais em competição, Enciclopédia Hip-Hop de Uncle C, Rockumentário (sobre a cena rock de Coimbra) de Sandra Castiço e Humanos (sobre António Variações) de António Ferreira.

Pelas 18h30 será apresentada uma retrospectiva espanhola denominada “Eclectia”. Trata-se de uma compilação dos videoclipes mais representativos realizados em Espanha nos últimos anos. Este trabalho pretende preencher uma carência de publicações que divulguem o trabalho dos realizadores espanhóis e que trate o videoclipe como arte, com a importância artístico-estética que merece. Luís Cerveró (realizador de videoclipes e publicidade) encarregou-se da selecção definitiva e exerceu a função de “Comissário artístico” deste projecto. Poderá ainda assistir a este panorama contemporâneo do videoclipe espanhol no Brisa Café, às 22h30.

Em qualquer um dos cinco espaços onde o ViMus marca presença poderá visionar, a partir das 21h30, alguns dos videoclipes internacionais a concurso, dos quais se destacam realizadores como Floria Sigismondi, Samuel Bayer, Michel Gondry, Tim Burton, Drew Lightfoot, Kris Moyes, Claude Lelouch, entre outros.

O júri será composto pelos portugueses José F. Pinheiro, Nuno Galopim e pelo espanhol Oscar Sarmiento (produtor da retrospectiva “Eclectia”) e a Sessão de Entrega de Prémios irá realizar-se no Domingo, dia 9, às 21h30, no Diana Bar.

As entradas no Festival são gratuitas, mediante levantamento de bilhete, condicionadas apenas pela lotação dos espaços.

Poderá aceder a toda a informação actualizada sobre o Festival aqui, nomeadamente programa pormenorizado.

O Festival ViMus – Festival Internacional de Vídeo Musical é organizado pela Câmara Municipal, em parceria institucional local com o Cineclube Octopus e com o Alto Patrocínio do Instituto de Turismo de Portugal, no âmbito do programa “Animapóvoa”.