Antes do encontro com a população, na Sede da Junta, António Pontes, Presidente da Junta de Freguesia de Laundos, levou Aires Pereira aos locais onde pretende intervir durante o próximo ano, com o apoio do Município da Póvoa de Varzim.

O primeiro foi o campo de futebol, que será dotado de melhores condições, nomeadamente, através da construção de novos balneários, um ringue e um parque de estacionamento. Tanto o espaço exterior como o interior destas instalações desportivas será melhorado.

A área junto à Igreja, onde irá avançar a edificação da Capela Mortuária também foi alvo desta visita, bem como a Rua de São Félix que vai sofrer melhoramento com a criação de passeio e estacionamento. Outras ruas serão melhoradas com o objetivo de criar melhores acessibilidades na freguesia.

O edil visitou a sede da Associação de Pais das Escolas e Jardins de Infância de Laundos, que sofreu e onde ainda decorrem obras de reabilitação do espaço criando excelentes condições para o desenvolvimento das diversas atividades extracurriculares que lá se desenvolvem ao longo do ano e que contam com a participação de 160 crianças.

Aires Pereira também esteve no cemitério para averiguar a possibilidade de alargamento do mesmo.

Na reunião com a população, vários outros assuntos foram abordados e os lanutenses colocaram as suas questões ao Presidente da Câmara, que fez questão de não deixar ninguém sem resposta.

Sobre o alargamento do Aeródromo de Laundos, Aires Pereira explicou tratar-se de uma autorização que a Lipor concedeu. No entanto, essa ampliação não se concretizou devido à estabilização do aterro que está por baixo: “Têm sido feito alguns estudos nesse sentido mas os técnicos responsáveis pelo aterro acham que ainda não temos condições para proceder a uma obra que possa levar ao aumento da pista. Temos que esperar mais algum tempo para que seja dado como estável”.

Informou ainda que a Lipor irá criar, no próximo ano, um Ecocentro e uma Central de Transferência.

Em relação ao Parque Industrial de Laundos, o Presidente transmitiu tratar-se de “uma obra pública feita pelo Município, desde a expropriação dos terrenos à construção das infra-estruturas. Está praticamente todo ocupado e vai haver um aumento de algumas empresas, sendo que a Câmara vai disponibilizar os terrenos para o alargamento das fábricas que já lá estão. Relativamente a esta primeira fase, estamos limitados. Está praticamente concluído. Quanto à segunda fase, torna-se mais difícil de resolver pelo elevado número de proprietários dos terrenos em questão, cerca de 140 a 150, e a alteração do código de expropriações que dificulta a tarefa da autarquia”.

E a propósito do investimento industrial no concelho, Aires Pereira referiu-se à política fiscal implementada há três anos (isenção de derrama, IRS de 5 para 4% e redução do IMI para 0,3%) revelando que “o Município da Póvoa de Varzim, ao longo destes últimos três anos, deixou ficar nas mãos das pessoas 5 milhões de euros por ano, a diferença entre 0,3 e 0,45%, resultado da redução da taxa do IMI. Somos um Município facilitador do investimento industrial”, concluiu.

Quanto ao saneamento, Aires Pereira informou que, “no âmbito do 2020, o Município fez uma candidatura para fechar o ciclo de saneamento básico no nosso concelho. Falta fazer parte da Estela, de Laundos, Rates e Balasar”, acrescentando que “Laundos tem uma questão pertinente: o encaminhamento dos esgotos porque a recolha em alta não é da responsabilidade do Município mas sim da Águas do Norte”.

O edil revelou que “no próximo ano, e está previsto no Plano de Atividades e Orçamento para 2017 um investimento de 300 mil euros em Laundos, em termos de saneamento. Vamos ligar toda a rede à Estela porque esta freguesia já está a funcionar para a Póvoa. Tivemos que criar uma alternativa para podermos ligar já à rede”.