O percurso começa pelo fim da vida deste herói local, a Igreja de Nossa Senhora das Dores, onde se realizaram as cerimónias religiosas do seu funeral, seguindo depois para a Matriz, onde foi baptizado. Daqui, segue-se para uma visita ao Museu, onde se poderá compreender melhor a vida de José Rodrigues Maio e da comunidade piscatória poveira da sua época, passando-se depois pela Praça do Almada e pela Igreja de São Tiago. Na Rua dos Ferreiros o percurso permite ver os dois últimos exemplares das antigas casas de pescadores, mais à frente é obrigatório visitar a Igreja da Lapa.
O passeio segue depois para o mar, mais concretamente para o Porto de Pesca, onde se encontra a réplica da lancha poveira e onde se poderá ver a actividade piscatória dos nossos dias e imaginar como seria a entrada na barra e as difíceis condições que enfrentavam os pescadores poveiros, no século XIX, a época do Cego do Maio.
Com a passagem pela fortaleza de Nossa Senhora da Conceição e pela zona da antiga lota, onde se fazia a venda do peixe, termina este percurso pedonal que pretende valorizar um património da história local que dificilmente se aprecia sem este tipo de percurso turístico.