Depois da Festa da Paz, momento apoteótico desta iniciativa, que teve lugar a 16 de Dezembro e juntou centenas de pessoas no Pavilhão Municipal, segue-se a comemoração do Dia Mundial da Paz, a 1 de Janeiro. A efeméride é assinalada com o lançamento de flores brancas ao mar, às 16h00, no Cais da Paz, no interior do Porto de Pesca. Estas flores foram recolhidas no final da cerimónia de dia 16 e estão expostas na Praça do Almada, dentro da Taça da Paz. Antes, na noite de passagem de ano, quando faltarem poucos minutos para a meia-noite, o Encontro pela Paz convida a que se faça um minuto de silêncio, no lugar onde estiver.

A 12 de Janeiro dá-se o encerramento do Encontro, com uma pequena cerimónia no Diana Bar. Assim, a partir das 21h30, a população pode assistir ao visionamento de um filme com os melhores momentos do Encontro e ao concerto pelo Coro Infantil de Amorim, pel’Os Pequenos Cantores de Amorim e pelo Amorim & Laundos Ensemble.

Dia 12 marca também a última oportunidade para visitar a Árvore da Paz, cujos ramos são feitos de pequenas mensagens, na Casa da Juventude e a exposição “Caminhos para a Paz”, no Diana Bar. Esta última é uma mostra constituída por 19 trabalhos de grandes dimensões, elaborados por alunos de instituições escolares do concelho, com recurso não só a uma grande variedade de materiais mas também a uma enorme imaginação.

tocha

Para além destas iniciativas, outras tiveram já lugar, como a “Chama da Paz” que, transportada numa tocha olímpica cedida pela representação do Comité Olímpico em Portugal, percorreu as 12 freguesias poveiras entre os dias 15 e 16 de Dezembro. Também na manhã do dia 16 teve lugar um jogo de futebol pela Paz, entre as equipas do Varzim Sport Club e Rio Ave Futebol Clube e, no dia 15, toda a comunidade foi convidada a colocar nas suas varandas ou janelas um pano branco pela Paz, devendo este ser retirado apenas no dia do encerramento do Encontro.