Abel Carriço, Diretor Artístico do evento, anunciou que o início será marcado pela conferência “Música e drama no canto cristão”, por José Maria Pedrosa, da Universidade de Coimbra. No dia 10, poderá ouvir “Sons da espiritualidade cristã no Barroco Musical Europeu”, pelo Eros Ensemble e com direção musical de André de Castro. No dia 17, ouça o Coro de Câmara da Corunha, direção musical de Julián Jesús Pérez, sob o tema “A música ao longo da História do louvor cristão”.

No dia 24, o Grupo Vocal Vilancico, de Guimarães, sob direção musical de Domingos Salvador, irá interpretar “O canto peregrino”. Finalmente, no dia 31, “A música na narrativa do Nascimento, Morte e Ressurreição de Cristo”.

O X Ciclo de Música Sacra inclui, ainda, o Encontro de Coros Paroquiais e o VI Curso de Música Sacra. O primeiro contará com a participação do Grupo Coral Paroquial S. Simão da Junqueira, Grupo Coral Paroquial de Santo António de Terroso, Grupo Coral Paroquial de Balasar, Grupo Coral Paroquial de S. José de Ribamar, Grupo Coral Paroquial de S. Pedro de Rates. Este terá lugar no dia 9, a partir das 21h30. Quanto ao Curso, será realizado nos dias 2, 9, 17, 23 e 30.

A Vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, parceira do Ciclo de Música Sacra, sublinhou que o certame dinamiza, não apenas a cultura de Rates, como de todo o concelho”. A formação de todos os participantes e a vinda de dezenas de pessoas de outras cidades, um benefício para a economia da vila, é um investimento que o município faz na cultura como fator de desenvolvimento.

Paulo João Silva, Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates, explicou que o Ciclo de Música Sacra é, há dez anos, um dos agentes mais ativos e de larga abrangência na construção da memória e identidade local, atraindo um número crescendo de visitantes e apreciadores de música e cultura. Para o autarca, a memória cultural e social de um lugar apenas existe e perdura enquanto os seus agentes participam ativamente na construção dessa realidade, que é, em última instância, o espelho dessa comunidade.

Esta é uma organização da Junta de Freguesia, da Paróquia de S. Pedro de Rates, da Melodiartes e da Escola de Música Arnaldo Moreira, contando com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Turismo de Portugal.