A ideia dos alunos da Escola Secundária de Rocha Peixoto foi a escolhida entre sete projetos (Projeto NEXO; A Sala do Futuro; Rebento Festival; Xeque-Bike; Juventude On; Descodifica o teu Futuro; Aprender a Alcançar) com 67 votos de um total de 241 votos. A escolha coube a poveiros com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos.

Xeque-Bike consiste em promover a instalação de um abrigo para bicicletas na Escola e, simultaneamente, as relações interpessoais com a aquisição de equipamentos de xadrez para ar livre e sala. Luís Santos, Miriam Marques, Lara Moreira e Pedro Sousa dispõem de um orçamento de 18 mil euros para concretizar Xeque-Bike.

Consulte a ata de resultados.

O Orçamento Participativo Jovem dirige-se aos jovens do Concelho, procurando desafiá-los a idealizarem, estruturarem e submeterem a concurso, propostas inovadoras com interesse local. Essas propostas podem abranger várias áreas, tais como: Urbanismo; Proteção Ambiental e Energia; Infraestruturas Rodoviárias, Trânsito e Mobilidade; Turismo, Comércio e Empreendedorismo Jovem; Educação; Juventude; Desporto; Ação Social; Cultura.