Integrada nas Festas de S. Pedro, a prova reuniu 1103 atletas federados e não federados e 115 clubes, que competiram distribuídos por vários escalões, numa prova organizada pelo Pelouro do Desporto e pela Associação Cultural e  Recreativa da Matriz.

Na prova de 10 mil metros os três primeiros prémios, no valor de, respectivamente, 1.750, 1.250 e 1.000 euros, foram para atletas a competir no escalão Sénior Masculino. Assim sagrou-se vencedor Rui Pedro Silva, do Maratona Clube de Portugal, que completou a prova 28 minutos e 53 segundos, seguindo-se o queniano Peter Korir, a competir a nível individual, e José Rocha, também do Maratona Clube de Portugal, que alcançou o terceiro lugar com um tempo de 29 minutos e 27 segundos.

Nos seniores femininos sagrou-se vencedora Sara Moreira, do Maratona Clube de Portugal, com 32 minutos e 16 segundos, tendo recebido também um prémio no valor de 1.750 euros.

No escalão veteranos, cujos vencedores receberam um prémi0 no valor de 100 euros, foram vencedores, no escalão feminino, Fátima Silva, do Clube Desportivo da Póvoa; no escalão I, Rui Borges, do Maia Atlético Club; no escalão II Manuel Ferreira, da Juventude Unida de Torres; no escalão III Joaquim Silva, do Cyclones Sanitop; no escalão IV, Casimiro Galhardo, da Associação Recreativa Estrela do Sul; e no escalão V Carlos Oliveira, da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Escapães.

A nível de classificação colectiva, o Maratona Clube de Portugal foi a equipa melhor classificada quer nos seniores femininos (com nove pontos), quer nos seniores masculinos (com oito pontos).  A Açoriana Seguros classificou-se em primeiro lugar no escalão Veteranos Femininos, com 12 pontos. Nos veteranos masculinos, os prémios por equipas distribuíram-se da seguinte forma: escalão I para Cyclones Sanitop, com 34 pontos; escalão II para Centro Cultural e Desportivo Coelima, com 34 pontos; escalão III para o C.C.D. Câmara Municipal de Gondomar, com 13 pontos; escalão IV para o Centro Desportivo Cultural e Recreativo Pessoal CTT, com 46 pontos; e escalão V para os Leões da Guarda, com 37 pontos.

A lista completa dos vencedores pode ser consultada aqui, assim como a listagem dos prémios individuais.

festipovoa

As Festas de S. Pedro marcaram o fim-de-semana, não só pela realização desta prova de atletismo, que faz parte do Calendário Nacional da Federação de Atletismo, mas também pelo folclore e pela música rock que ecoaram pela cidade, ainda no sábado. De facto, no dia 5, a tarde começou com o Festipóvoa, um encontro de folclore organizado pelo Rancho Poveiro em colaboração com a autarquia, e que trouxe as sonoridades tradicionais em desfile desde o Auditório da Lota até à Praça do Almada. Ali, os oito ranchos participantes, a saber o Grupo Folclórico de S. Martinho do Campo (Santo Tirso), o Rancho Folclórico de Vilar d`Arca (Cinfães), o Rancho Folclórico Rio Novo do Príncipe (Cacia), o Rancho Folclórico e Etnográfico de Britiande (Lamego), o Grupo Danças e Cantares de Vale-Domingos (Águeda), a Agrupacion Folklórica “Virxe da Cela”(Corunha), o Rancho Etnográfico de Vila Praia de Âncora (Caminha) e o Rancho Poveiro (Póvoa de Varzim), actuaram num festival muito participado e de qualidade.

gnr

O rock chegou já à noitinha, com a consagrada banda GNR. Rui Reininho e companhia deram um espectáculo que chamou muita gente até junto da Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, e coroaram mais um dia nas Festas de S. Pedro, desta feita inteiramente dedicado à música.