A sala cheia foi sinal do interesse de muitos pais em encaminhar os seus filhos no mundo digital utilizando melhor os recursos.

A partilha de conteúdos úteis e o ‘consumo’ de informação pertinente é para a associação que organizou a sessão uma preocupação. Munir pais e filhos de competências na área da literacia digital é um dos seus objetivos.

Inês Guimarães nasceu em 1998 e encontra-se, atualmente, a frequentar a Licenciatura em Matemática, na Universidade do Porto. É apaixonada por esta área científica e por resolver problemas desafiantes, tendo participado em várias competições ao longo do ensino básico e secundário, sendo de destacar as Olimpíadas Portuguesas de Matemática, onde obteve uma medalha de prata.

Nos anos letivos 2017/2018 e 2018/2019, obteve a bolsa de iniciação científica “Novos Talentos em Matemática”, promovida pela fundação Calouste Gulbenkian.

Quanto à vertente de comunicação científica, encontra-se ligada a vários projetos de divulgação matemática, gerindo um canal no YouTube, intitulado por “MathGurl”, com mais de 2 milhões de visualizações e 60000 seguidores, cujo propósito é apresentar o lado cool e divertido desta ciência.

Colabora com a empresa de inovação em Educação “Betweien”, levando às escolas o espetáculo “A Raiz do Problema”, em conjunto com o cantor Paulo Sousa, tendo ainda redigido o conto infantil “A Terra da Mentemática” para outro projeto direcionado ao 1º ciclo.

Já participou em duas conferências TEDx e foi nomeada para melhor youtuber de Ciência e Tecnologia no âmbito do evento YouFest Awards, em 2018.

No dia 5 de setembro de 2018 foi publicado o primeiro livro da sua autoria, “Desafios Matemáticos que te Vão Enlouquecer”, pela editora Manuscrito. Este livro estará à venda na sessão e será possível autografá-lo.

Irá ainda lançar uma série intitulada “Matemática Salteada” na RTP Play.