Ao longo de todo ao ano, o Pelouro do Ambiente desenvolve um sem número de iniciativas pensadas para um público mais jovem, com o objectivo de desenvolver noções de cidadania e de respeito para com o Meio Ambiente. Afinal, crianças e jovens são os homens e mulheres de amanhã, além de, apesar da tenra idade, serem já capazes de dar o exemplo em casa e convencer os mais velhos a adoptarem medidas pró ambiente.

A Política dos 3R, reduzir, reutilizar e reciclar, está na base de todas as actividades desenvolvidas. Por exemplo, são frequentes os ateliês de reciclagem de papel e também de reutilização de materiais, onde os alunos constroem novos objectos, com diferentes utilidades, a partir de embalagens usadas.

Também no que respeita a promover a reutilização de materiais, são organizados eco-concursos, como é exemplo o Eco-Rotundas e o recente Eco-Pinheiros. Ambos não só envolvem os alunos em projectos que embelezam a cidade, como contribuem para sensibilizar a população para a importância de reciclar e, sempre que possível, reutilizar os resíduos que produzem.

Apelar ao civismo passa também por promover a limpeza dos espaços públicos. E aqui, uma vez mais, os mais novos são instrumento de sensibilização junto do público.

A EcoAcção de Verão o “Limpar o Mundo, Limpar Portugal” são duas actividades que anualmente têm lugar na Póvoa de Varzim e que têm em comum o facto de promoverem a limpeza do areal, no caso da primeira, e de espaços públicos em freguesias, no caso da segunda.

Todos os verões, e com o patrocínio da Lipor, os veraneantes têm a oportunidade de participar na EcoAcção de Verão, uma acção que, por gozar de uma vertente lúdica, atrai a participação dos mais novos. Estes, através de jogos e outras actividades de lazer, aprendem boas práticas ambientais, como a importância de não poluir o areal e de separar correctamente os resíduos.

Já a actividade “Limpar o Mundo, Limpar Portugal” vive do contributo de jovens voluntários que, ao longo de um fim-de-semana e em freguesias do concelho, procedem à recolha de lixo.

Esta campanha enquadra-se num movimento global, “Clean up the World”, que começou em 1989 na Austrália e ao qual a Póvoa se juntou oficialmente em 2004.

 

Campanhas de Sensibilização

A Educação Ambiental tem como alvo as crianças em idade escolar. No entanto, o público em geral é também educado para o Ambiente, através das campanhas de sensibilização. Aqui, a ferramenta utilizada pelo Pelouro do Ambiente é a comunicação directa com os munícipes.

Ao longo do ano, e junto com os recibos da água, os munícipes recebem folhetos informativos que tratam temáticas diversas como a poupança de água, a correcta deposição de resíduos e até a remoção de dejectos caninos. Este foi também um dos meios utilizados para informar a população sobre um novo equipamento de recolha de resíduos, o oleão, disponível no Parque de Viaturas e no Ecocentro de Laundos.