Passar para o conteúdo principal

O Roupão é um novo equipamento para a reciclagem de vestuário (roupa e calçado) brevemente disponível na Póvoa de Varzim. De facto, tal como se pode reciclar vidro, papel ou plástico, também a roupa pode ser reciclada.

Com o Roupão, o município da Póvoa de Varzim vê alargada a sua área de acção no que respeita à política ambiental. Afinal, este é um concelho de Bom Ambiente que se esforça para fornecer à população os instrumentos e informação necessários para a protecção e preservação do meio-ambiente.

O Roupão é um serviço gratuito para o cidadão e para o município, efectuado pela empresa Wippytex, Lda.. Apresenta várias vantagens tais como: 

– A diminuição da quantidade de quilos de resíduos destinados aos aterros sanitários, melhorando a qualidade do ambiente;

– A poupança, por parte do município, nos custos de transporte de resíduos;

– A reutilização de materiais têxteis para a actividade industrial, prolongando-lhe a sua vida de uso, evitando a extracção de matérias-primas da natureza;

– A formação de uma consciência cívica e ecológica do cidadão, ajudando-o a pôr em prática medidas de protecção do meio-ambiente adequadas.

 

Ao cidadão basta apenas depositar a roupa limpa e seca em sacos plásticos fechados num dos cinco Roupões que vão ficar instalados na cidade. A recolha do material junto do Roupão é da responsabilidade da empresa Wippytex, Lda.. A recolha efectua-se periodicamente e em função das necessidades do município, com intervalos nunca superiores a uma semana.

Depois de recolhido, o material têxtil é analisado à luz de vários critérios de utilização e classificado. De acordo com a sua qualidade o material têxtil é dividido em três categorias: a roupa que apresenta ainda uma qualidade aceitável será enviada para mercados dos países de terceiro mundo, com poder aquisitivo baixo; o material que apresentar uma qualidade mediana será convertido em matéria-prima para a produção de produtos de limpeza de origem têxtil; por fim, o material que apresentar baixa qualidade será encaminhado para a recuperação de fibras e obtenção de novos materiais.

Assim, cerca de 90% do produto recuperado nos contentores é aproveitado, prolongando assim o seu tempo de uso e evitando a sua perda total em aterros sanitários.

Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.