Passar para o conteúdo principal

255 compostores foram já distribuídos no âmbito do Projecto “Terra à Terra”, que o Pelouro do Ambiente institui na Póvoa de Varzim em colaboração com a LIPOR. Visa promover a redução de resíduos orgânicos ao nível das habitações e das escolas, através da distribuição de pequenos compostores para aproveitamento de resíduos orgânicos e sua posterior transformação em composto. A compostagem caseira permite um melhor aproveitamento dos resíduos, que de outra forma teriam um final menos adequado, acarretando, com isso, custos de transporte e tratamento/deposição. 

No compostor podem ser colocados restos de comida de natureza orgânica (tais como hortaliças, legumes, cascas de ovo esmagadas, pão e até sacos de chá, borras de café, entre outros), aparas de relva, folhas e ervas, etc.. Deve-se evitar a deposição de gorduras, lacticínios, carne, peixe, mariscos, excrementos de animais ou cinzas em grande quantidade.

Cerca de 40% dos resíduos produzidos a nível doméstico são constituídos por matéria orgânica, logo, passíveis de serem reaproveitados através deste processo. Segundo dados da LIPOR, estima-se que o processo de compostagem caseira permite uma redução média de cerca de 90 Kg/ano por compostor.

A este projecto podem candidatar-se cidadãos com mais de 18 anos, residentes em habitação permanente e com jardim, de todo o concelho. É permitida apenas uma inscrição por habitação. A participação é também aberta a instituições escolares.

Os aderentes assinam um contrato de permanência de um ano e frequentam ainda um curso de formação em compostagem caseira. Em contrapartida, têm direito a um compostor e apoio técnico telefónico e ao domicílio.

A adesão a este projecto pode ser feita através do telefone 229770100.

Brevemente, terá início nova acção de formação e distribuição de compostores junto de novos munícipes que aderiram a este projecto. Adira Também!

Aviso: Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde – alterações ao trânsito automóvel

No dia 7 de agosto, vai realizar-se, em Laúndos, a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde.

Neste sentido, a partir das 15h00 deste dia, e até ao termo da Procissão, é interdita a circulação de trânsito, de todos os veículos, nas seguintes artérias freguesia de Laúndos: Rua do Comendador Aventino Fernandes Laje, Rua do Recreio, Rua Manuel Gomes Coelho Júnior, Rua de S. Miguel, Avenida Senhora da Saúde e Rua Monsenhor Pires Quesado.