Plano de negócios:

Esta é a fase crucial de todo o projeto. Começa-se por expor a ideia e resumir o negócio que se pretende criar, propósitos e os condicionalismos financeiros.

Devem ser detalhados os objetivos, missão, localização e visão da empresa a criar. A análise dos produtos e/ou serviços a criar deve ser apresentada, bem como as suas formas de comercialização, inserção no mercado, etc.

O próprio mercado alvo deve ser abordado em termos da sua dimensão, concorrentes e outros condicionalismos circunstanciais.

Deve-se definir a estratégia de abordagem ao mercado e como nos propomos implementá-la. O plano de negócios deve também contemplar o organigrama funcional, onde as atribuições e responsabilidades de gestores e demais recursos humanos devem ficar claramente definidas.

É indispensável contemplar todas as componentes económicas e financeiras envolvidas, preço dos produtos, margens, custos com pessoal, previsão de vendas, bem como o custo do investimento inerente a todo o projeto.

Para elaboração mais detalhada do Plano de Negócio, pode consultar o site do IAPMEI – Como elaborar um Plano de Negócios