O Centro Ocupacional da Lapa promoveu um conjunto de atividades para assinalar com os utentes a festividade da Páscoa.

Designado por Páscoa 2023 no Centro Ocupacional da Lapa, tem como objetivo proporcionar aos nossos utentes a vivência do Espírito Pascal revisitando as suas memórias, uma vez que o período Pascal ocupa na comunidade poveira um lugar de destaque. Com várias tradições associadas, dado tratar-se de uma festa marcante para a comunidade devota e católica, foram realizadas diferentes iniciativas.

A primeira foi a oferta de Pão de Ló e amêndoas aos utentes dos Centros Ocupacionais, tanto da Lapa como de Aver-o-Mar, para lhes proporcionar uma Páscoa mais docinha.

No dia 12 de abril, foi recriada a tradição do “Anjo” da Segunda-feira de Páscoa, na Escola dos Serviços, que ofereceu o almoço aos utentes. Foi ainda assinalado, neste dia, o 5º aniversário da abertura do Centro Ocupacional da Lapa.

Esta quinta-feira, dia 13, o Padre Nuno Rocha, da Paróquia da Lapa, visitou o Centro Ocupacional levando o Compasso Pascal aos utentes. Esta é uma tradição cristã portuguesa que consiste na visita casa a casa de uma paróquia (daqueles que a queiram receber) do Crucifixo de Cristo no dia de Páscoa ou nas semanas seguintes para celebrar a sua Ressurreição.

A Vereadora do Pelouro da Coesão Social, Andrea Silva, partilhou este momento com os idosos. Através deste trabalho social de proximidade e em rede, consagrado no Plano Estratégico 2020-2030, o Município da Póvoa de Varzim promove o envelhecimento ativo, com o apelo à memória dos mais idosos e ao sentimento de pertença à comunidade local.