06

Póvoa de Varzim, 22.10.2012 – Aires Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador do Pelouro do Desporto, expressou no passado sábado, no Diana Bar, o reconhecimento pelo esforço e dedicação por parte da direção da Academia Gimnoarte, da coreógrafa e das alunas que trouxeram este título para a Póvoa de Varzim.

“É importante agradecer publicamente o trabalho desenvolvido pela Academia Gimnoarte ao longo de 27 anos e que culminou, no passado mês de junho, com a medalha de ouro na Taça do Mundo de Ballet Clássico”. Aires Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador do Pelouro do Desporto, expressou no passado sábado, no Diana Bar, o reconhecimento pelo esforço e dedicação por parte da direção da Academia, da coreógrafa e das alunas que trouxeram este título para a Póvoa de Varzim. “A Gimnoarte tanto tem feito pela Póvoa que acho que é muito importante ter esta palavra pública e dizer que na Póvoa mora uma academia que conseguiu um título mundial, isto dá muito trabalho e temos a obrigação de dar este
reconhecimento público”, sublinhou.

09

Joana Rios, a coreógrafa responsável por “Caminhos”, a peça vencedora do título mundial, explicou que “quatro bailarinas estão na Academia desde os três anos e uma desde os oito, por isso, trabalharam dez anos para aquele momento. A coreografia foi ensaiada afincadamente para a Taça do Mundo durante quatro meses”. Para uma competição de nível mundial, Joana Rios sabia que tinha que arrojar para marcar a diferença: “eu brincava dizendo que ou ficaríamos em último ou em primeiro. Fiz uma fusão de técnicas, não fiz uma coreografia para agradar ao júri mas sim uma mistura muito própria. Não tentei copiar o estilo de ninguém e nem seguir o que habitualmente é mostrado em competições deste género”. O risco compensou e a medalha de ouro foi entregue ao grupo poveiro, constituído por Ana Anunciação, Beatriz Lopes, Catarina Paiva, Maria Eduarda Filipe e Margarida Lomba.

Quanto à peça, “Caminhos”, a coreógrafa elucida: “trata-se de uma reflexão sobre a identidade, os percursos da nossa vida e como umas vezes se ganha, outra se perde.

02

Esta Sessão Pública de Louvor por parte do município constitui, para a coreógrafa, um orgulho, emoção partilhada por Odete Rios, fundadora da Gimnoarte há 27 anos. Ambas classificam o momento em que foi anunciado o nome da Academia como vencedora da Taça do Mundo como inesquecível. “O reconhecimento fora de portas foi deveras marcante mas, sermos reconhecidas na nossa cidade foi algo que nos deixou muito felizes”, esclarecem.

Aires Pereira, nesta Sessão Pública de Louvor, revelou ainda que este espetáculo poderá subir ao palco do Cine Teatro Garrett daqui a 14 meses, mostrando-se bastante satisfeito com o início dos trabalhos naquele espaço cultural. Também Odete Rios mostra-se contente e ansiosa por poder apresentar na Póvoa de Varzim os seus espetáculos e congratulou o município por investir na cultura na atual conjuntura económica.