O encontro, que constitui a última avaliação antes dos campeonatos do Mundo de Natação de Melbourne, realiza-se na Piscina Municipal e conta com a participação de 417 nadadores (225 masculinos e 192 femininos) em representação de 56 clubes nacionais e estrangeiros. Além dos portugueses, estarão em competição atletas oriundos da Bélgica, República Checa, Espanha, Grã-Bretanha e Itália.

meeting

Do lote de estrangeiros, destaque para o italiano Rudy Goldin, seleccionado para os próximos Campeonatos do Mundo  de Melbourne, na Austrália, que vão realizar-se entre 25 de Março e 1 de Abril.
Também os atletas nacionais com mínimos para os Mundiais estarão sob avaliação nesta primeira edição da prova poveira. São eles Duarte Mourão (Algés), Carlos Almeida e Diana Gomes (Amadora), Sara Madeira (Colégio Vasco da Gama), Sara Oliveira (FC Porto), Diogo Carvalho (Galitos), Tiago Venâncio (Palmela Desporto), Pedro Oliveira (Rio Maior), Adriano Niz e Fábio Pereira (Vilacondense) e Simão Morgado (Amadora). Fernando Costa (Leixões) é o único nadador seleccionado para Melbourne que não vai estar na Póvoa de Varzim, uma vez que se encontra nos Estados Unidos da América.
O Meeting Internacional da Póvoa de Varzim é organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal e será, sem dúvida, um dos grandes acontecimentos desportivos deste ano, na Póvoa.