Mário Linhares apresentou a sua coleção no Arquivo Municipal

O Arquivo Municipal acolheu, na passada sexta-feira, mais uma edição da exposição “Colecionadores Poveiros”.

Este mês, a iniciativa centrou-se em Mário Linhares, que teve oportunidade de dar a conhecer ao público o seu projeto “ONTEM”, criado em 2011, que reúne peças de materiais ilustrados, a partir da sua paixão pela preservação de memórias pessoais e coletivas.

Estes materiais, muitos deles “ricamente ilustrados”, contam “a evolução, particularidades e curiosidades de nossa sociedade, através de embalagens, livros, catálogos e suportes publicitários”, tais como cartazes, rótulos, brochuras, panfletos.

A iniciativa “Colecionadores Poveiros” pretende mostrar as diferenças entre o que é um arquivo e uma coleção. Um arquivo, de qualquer tipo, surge no decurso de uma atividade (pública ou privada) e é conservado a título de prova ou informação. Já uma coleção é um conjunto de documentos de arquivo reunidos artificialmente, por um indivíduo ou por uma instituição em função de qualquer característica comum, nomeadamente o modo de aquisição, o assunto, o suporte, a tipologia documental ou o colecionador.