Póvoa de Varzim Boletim Cultural – nº. 42

Conceição Nogueira

“Após, praticamente, um ano de intenso mas gratificante trabalho, dado o resultado obtido, fruto da generosa e eficiente participação dos nossos

É um número particularmente significativo, pois pretende comemorar o Cinquentenário da sua fundação, em 1958, por Fernando Barbosa, ilustre poveiro, investigador da história local e, à data, Vereador da Câmara Municipal dos pelouros da Cultura e Turismo, além de Director do Museu e da Biblioteca Municipal. colabor

adores, de quem nos confessamos imensamente gratos, está prestes a ser publicado o nº. 42 do Póvoa de Varzim Boletim Cultural. 

Este número abre com as honrosas Mensagens do Presidente da Câmara, Dr. José Macedo Vieira e do Vereador da Cultura, Dr. Luís Diamantino.

Reúne uma série de preciosos testemunhos sobre os três saudosos Directores que nos precederam, figuras de inultrapassável valor, cujo legado constitui um verdadeiro marco e desafio na nossa história local. São testemunhos fidedignos, reveladores de um inegável conhecimento e contacto directo com a pessoa e obra dos ilustres retratados.

São também lembrados alguns dos seus mais próximos colaboradores – Dr. Jorge Barbosa, Coronel Martins da Costa e sua irmã, Dr.ª Maria da Glória, e, como não podia deixar de ser, Manuel Lopes, o grande dinamizador desta publicação, desde longa data. A sua figura, agora materializada pelo hábil e perspicaz cinzel de Rui Anahory, continua a pairar e a preencher o espaço da nossa Biblioteca.

Bem dentro do espírito de celebração dos 50 anos, seguem-se três artigos, directamente relacionados com a fundação do Boletim, com o seu conteúdo e com a concepção inicial dos projectos editoriais e sua evolução até aos nossos dias.

Ainda com o mesmo sentido de homenagem, valiosos artigos sobre diversas áreas – História, Literatura, História da Arte, História local, Urbanismo, Ciências da Natureza (Botânica) e Etnografia – de doutos autores cujo saber muito concorrerá para o nosso enriquecimento científico e cultural.

A finalizar, uma secção intitulada Vária, destinada ao registo de eventos ocorridos durante o ano, dignos da memória local.

Todos estes artigos apresentam-se adequadamente ilustrados, graças ao incansável contributo do Dr. Manuel Costa, que, tendo a seu cargo a coordenação editorial do Boletim, se empenha em enriquecer imagisticamente os textos enviados, mediante a aprovação e apreço dos seus Autores.

As características especiais deste número fazem dele uma obra bastante volumosa, só desculpável e compreensível pelo seu teor comemorativo.

Pensamos que uma revista que se mantém ao longo de 50 anos, que teve ao seu serviço personalidades que dedicaram grande parte da sua vida à sua manutenção, merece ser dignificada por todos nós.

Simultaneamente, será também lançada, em volume autónomo, uma importante obra, de grande valor funcional – os Sumários e Índices do Boletim Cultural Póvoa de Varzim. É apresentado o conteúdo de todos os números publicados ao longo destes 50 anos, devidamente seriado e ordenado. Nos Índices distinguem-se 4 secções: Títulos, Autores, Assuntos e Iconografia. Trata-se de uma obra, pensada e até esboçada por Manuel Lopes e, agora, efectivada pelo Dr. Manuel Costa, com o apoio de uma eficiente equipa de colaboradores.

Oportunamente, será anunciada a data e local do lançamento destas publicações, contando desde já com a presença de todos.”


 Maria da Conceição Nogueira – Directora do Boletim Cultural “Póvoa de Varzim”