Carlos Vaz Marques

© Nuno Fox

Carlos Vaz Marques é jornalista da rádio TSF, onde realiza desde 2001 o programa Pessoal e… transmissível, um espaço de entrevista pelo qual já passaram os mais destacados escritores portugueses da actualidade e alguns importantes autores estrangeiros como Mario Vargas Llosa, Ian McEwan ou Bernard-Henri Lévy.

É também o autor, desde Outubro de 2008, do programa Governo Sombra, um debate semanal sobre a actualidade, com Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares.

É o responsável pelas entrevistas literárias de fundo na revista LER, desde o seu reaparecimento, em Maio de 2008.

Coordenada uma colecção de literatura de viagens publicada pelas Edições Tinta-da-China, para a qual traduziu os livro Paris, de Julien Green e O Japão é um lugar estranho, de Peter Carey, e cujos primeiros dois títulos editados foram Morte na Pérsia, de Annemarie Schwarzenbach e Uma Ideia da India, de Alberto Moravia.

Além das já referidas traduções, traduziu também os romances Paisagens depois da batalha, de Juan Goytisolo (edição Relógio d’Água) e Mortal e Rosa, de Francisco Umbral (edição Campo das Letras) e o livro de crónicas E como eram as ligas de Madame Bovary?, também de Francisco Umbral (e também editado pela Campo das Letras).

Foi distinguido com o prémio Fundação Ilídio Pinho de jornalismo científico relativo ao ano de 2007 pela reportagem Dari, primata como nós, realizada nas matas do sul da Guiné-Bissau junto da equipa de primatólogos dirigida pelas cientistas Catarina Casanova e Cláudia Sousa. Em 2005, recebeu o Prémio Casa da Imprensa, como autor de rádio, pelo programa Pessoal e… transmissível.

Publicou três livros de entrevistas. Em 2002, na editora Relógio d’Água, Pessoal e… transmissível, com prefácio de Pedro Rolo Duarte. Em Novembro de 2004, XX/XXI, com prefácio de Adelino Gomes, teve edição da ASA e a primeira distribuição foi feita com o Diário de Notícias. Nas Edições Tinta-da-China, a colectânea de entrevistas a músicos brasileiros MPB.pt foi prefaciada por José Nuno Martins.

De Setembro de 2004 a Setembro de 2005, conduziu uma entrevista semanal no programa Encontro Marcado, da SIC Mulher.

Tem colaborado em diversos jornais e revistas: JL (onde se iniciou como jornalista), Visão, Pública (a revista de domingo do jornal Público), DNa, Ler, Grande Reportagem, NM, Focus, Elle, Egoísta.