Na edição de 2010 o Correntes d’Escritas criou um novo espaço na sua programação, para dar visibilidade a novos projectos relacionados com a literatura.

Na sessão de apresentação, foram divulgados três novos projectos. Dois deles mais ligados aos computadores e à internet e um terceiro mais ao papel.

O primeiro projecto apresentado “Ler por aí…” é um site cujo objectivo é “ligar a cada livro o sítio onde as histórias se passam”. A ideia é que o livro seja lido onde se passa a acção da história.

Através da pesquisa no site, o utilizador pode ficar a saber que livro deve levar na bagagem quando for viajar para determinado lugar. É ainda feita uma sugestão de leitura mensal e são promovidas actividades como refeições, passeios e fins-de-semana.

O site pode ser visitado em: www.lerporai.com

Apresentacao de projectos 02

O segundo projecto, também na internet, é o PNET Literatura. No site pode encontrar conteúdos tão variados como encomendas inéditas, observatórios, balanços, entre outros.

O projecto tem como colaboradores regulares escritores como Gonçalo M. Tavares, Almeida Faria, valter hugo mae, Nelson Saude, Vasco Graça Moura, Eduardo Pitta e muitos outros nomes de peso.

Com correspondentes espalhados por todo o mundo, o grande objectivo do site, para além de cultivar o gosto pela literatura, é dar corpo às consaguinidades, tendo uma “preocupação lusófona”.

O site pode ser visitado em: www.pnetliteratura.pt

Apresentacao de projectos 03

O terceiro projecto, vindo de um grupo “contra os computadores”, não se identifica como tal mas sim como um conjunto de questões. A ideia foi de António Preto que, tendo vivido fora de Portugal, começou a ver o seu país de outra forma e a questionar-se acerca da Europa. “O que é isto, Europa?”.

O Rato da Europa é o nome do projecto, cujo primeiro colaborador foi o escritor Pedro Eiras. A ideia consiste em cada convidado escrever 27 postais diferentes, “representações da Europa em textos de Portugal”.

A parceria com a Pé de Mosca, uma cooperativa de Design, Artes Gráficas e Formação, permite dar forma às obras, impressas por alunos de 18/19 anos de um curso profissional de Castelo Branco, devido à ainda falta de máquinas da cooperativa.

O projecto tem um blogue que pode ser visitado em: oratodaeuropa.blogspot.com

Texto e fotografias: Ágata Ricca