Póvoa de Varzim, 01.03.2010 - A 11ª sessão do Correntes d’Escritas terminou hoje à tarde com uma homenagem a Rosa Lobato Faria, a entrega de prémios e a promessa de mais, no próximo ano.
E chegou ao fim mais uma sessão do Correntes d’Escritas. A sessão de encerramento teve lugar no Auditório Municipal e foi apresentada pelo vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino.
Foi com uma homenagem a Rosa Lobato Faria que começou a cerimónia. Aurelino Costa, um dos escritores convidados, declamou dois poemas da autora (um deles inédito) depois de terem sido dirigidas palavras de apreço à “Rosinha”, como era chamada no meio.
Depois deste momento mais sentido e dos habituais agradecimentos às entidades colaboradoras, chegou a vez da entrega de prémios. Os primeiros a subir ao palco foram os mais pequenos, pelo Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’Escritas/Porto Editora. Os vencedores foram os alunos do 4º ano do jardim-escola João de Deus, com a história A Casa Misteriosa.
Seguiu-se o Prémio Literário Correntes d’Escritas/Papelaria Locus para jovens revelações, em que o vencedor foi Miguel Rocha de Pinho, de 18 anos, com o conto A História do Velho Entristecido com a Vida.
Em último lugar, a entrega do Prémio Literário Casino da Póvoa. Devido ao mau tempo que se fez sentir no país, a contemplada Maria Velho da Costa não pode estar presente mas fez-se representar.
Para acabar em grande, e como já vem sendo costume, todos os escritores convidados desta edição foram chamados ao palco e muito aplaudidos.
Fica já marcada a próxima edição, a 12ª, para Fevereiro de 2011.
Texto e fotografias: Ágata Ricca