Álvaro Magalhães nasceu no Porto, em 1951. A sua obra para crianças e jovens integra poesia, conto, ficção e textos dramáticos, repartindo-se por mais de 50 títulos, muitos dos quais recomendados no Plano Nacional de Leitura. Ela caracteriza-se sobretudo pela originalidade e invenção, quer na escolha dos temas quer no seu tratamento, estimando-se que já tenha cativado quase dois milhões de leitores.
Foi várias vezes premiado pela Associação Portuguesa de Escritores e pelo Ministério da Cultura. Em 2002, o seu livro O Limpa-Palavras e Outros Poemas foi integrado na “Honour List” do Prémio Hans Christian Andersen. Também em 2002, o seu livro Hipopóptimos – Uma história de amor recebeu o Grande Prémio Calouste Gulbenkian.
A sua mais recente criação – o Vampiro Valentim – tem obtido grande sucesso junto dos leitores, esgotando sucessivas edições em apenas um ano e tendo já sido objecto de tradução em língua espanhola. Parte da sua obra, aliás, encontra-se publicada em Espanha, em França e no Brasil. A sua conhecida série “Triângulo Jota” foi adaptada para televisão.