A Póvoa de Varzim possui uma rede de ciclovias e ecopistas que cobre, praticamente, toda a cidade:
- Ciclovia Póvoa – Balasar (18.1 km)
O antigo trajeto ferroviário que ligava a Póvoa de Varzim a Famalicão, encerrado em 1995, pode agora ser percorrido a pé ou de bicicleta. Como se trata de uma antiga linha ferroviária, o trajeto é quase sempre plano, sem declives acentuados e com curvas suaves.
O perfil, desenho, largura e equipamentos da via resultam do trabalho de cooperação técnica entre os dois municípios;
- Ciclovia Marginal (4.2 km)
A Ciclovia da Marginal permite percorrer a cidade (do limite sul até ao Parque Bruno Alves, no Alto Martim Vaz), junto à praia.
- Ciclovia Parque da Cidade – Marginal (1.8 km)
O trajeto é sinuoso, mas direto, e inclui no seu percurso uma zona residencial onde existe uma pequena parte de ciclovia que é requalificada e recondicionada. Este canal isolado chega à Rua Cidade de Barcelos, transformando-se em via partilhada até ao cruzamento com a EN13. Depois, a via continua através da Rua da Cova do Coelho e segue em via partilhada, entrando nos terrenos públicos até à ligação com a Avenida do Repatriamentos dos Poveiros, sendo feita a ligação à marginal através da Rua da Imprensa Regional.
- Ciclovia Avenida 25 de Abril (3.5 km)
A Ciclovia da Circular Urbana da Cidade resulta da reconversão da estrutura viária da Avenida 25 de Abril potenciando a utilização desta via de modo seguro e confortável para as bicicletas. Esta ciclovia vai até ao limite da nossa cidade com a cidade vizinha.
- Ciclovia Penouces – Marginal (2.7 km)
Ligação das escolas Dr. Flávio Gonçalves, Rocha Peixoto e Eça de Queirós à Marginal
- Ciclovia Penalves – Estação de Metro (1.3 km)
Esta obra permitiu criar uma via ciclável e pedonal que assegura a interligação da Escola de Penalves/escolas do núcleo central da cidade e a zona marginal/o centro cívico/o parque da cidade/via circular urbana da cidade/rede urbana ciclável e pedonal da cidade da Póvoa de Varzim.
