Realizou-se, esta segunda-feira, a Cerimónia de Instalação dos Órgãos do Município da Póvoa de Varzim, presidida por Afonso Pinhão Ferreira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde Andrea Silva assumiu o cargo de Presidente da Câmara e Aires Pereira de Presidente da Assembleia Municipal.
Neste que foi o seu último ato político, Afonso Pinhão Ferreira deixou uma reflexão aos agora eleitos a quem “cabe, agora, continuar a defender a democracia, já que qualquer alternativa é bem pior para o cidadão e para a sociedade”, sublinhou que estará sempre disponível para qualquer solicitação que entendam fazer e formulou “votos de uma coordenação com êxito, pois o vosso sucesso será, sem dúvida, o sucesso dos poveiros”.
Empossado o executivo e a assembleia, Andrea Silva revelou a emoção profunda e sentido de responsabilidade imenso que sentia ao tomar posse como Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, “um momento histórico na vida coletiva da nossa comunidade”, sendo que pela primeira vez é dada posse a uma mulher.
A Presidente da Câmara anunciou que na sua governação iria centrar-se em “cuidar da cidade e dos cidadãos”, acrescentando que “cuidar é um verbo que implica proximidade, atenção e compromisso. É o que quero que marque cada decisão, cada projeto e cada gesto desta governação: o cuidado com as pessoas, com os lugares e com o futuro que construiremos juntos”.
Andrea Silva acredita que “com diálogo, responsabilidade e trabalho em equipa, podemos construir soluções que respondam aos anseios da população, que melhorem os serviços prestados e que tornem o nosso município num lugar cada vez mais acolhedor, justo e dinâmico”.
Terminou o seu discurso com uma mensagem de esperança e de ação: “o futuro que queremos começa agora. E esse futuro será construído por todos nós. Vamos trabalhar juntos para criar uma cidade mais justa, mais humana e mais solidária. Porque todos importam, e é por todos que aqui estou para servir”.
Após a instalação dos Órgãos, teve lugar a primeira Sessão da Assembleia Municipal que elegeu Aires Pereira como Presidente, e os deputados Sónia Araújo, como 1.ª secretária, e Rui Coelho, como 2.° secretário.