A Temporada reabre com A Barraca e a peça “Menino de sua avó”, um espetáculo para maiores de 12 anos, tendo, excecionalmente, duas apresentações, dia 1 de novembro, pelas 22h00, e para quem preferir, no domingo, dia 2, pelas 16h30.

Trata-se de um texto inédito de Armando Nascimento Rosa e uma criação de Maria do Céu Guerra e Adérito Lopes. Esta obra sobre a vida e a relação do poeta Fernando Pessoa e a sua avó Dionísia Seabra Pessoa é um dueto cénico em sete encontros, onde estes personagens se relacionam na vida e para além dela, numa divertida fantasia teatral. Esta criação tem a colaboração do maestro António Victorino d’Almeida, que compôs e interpretou temas originais para a banda sonora, bem como do cenógrafo e figurinista José Costa Reis, que assina a parte plástica e os respetivos figurinos.

Maria do Céu Guerra abraça a personagem de Dionísia, a “avó Louca” que terá tido particular influência no jovem Pessoa, multiplicando-se entre personagens, numa criação partilhada entre a atriz, o ator, o cenógrafo José Costa Reis, o compositor António Vitorino d’Almeida e Rita Lello. Menino de sua avó é uma criação cénica em que a vida insubmissa do teatro se substitui ao silêncio da morte, guiados pela louca lucidez de uma Dionísia reinventada, e do seu neto, cuja timidez esconde a genial ousadia patente na sua imensa obra, que é hoje um legado extraordinário da lusofonia.

Ficha Artística e Técnica

Apoio: Rita Lello
Música original: António Victorino d’Almeida
Harpa:Ana Dias
Cenografia e figurinos: José Costa Reis
Aderecista: Marta Fernades da Silva
Mestra Costureira: Alda Cabrita
Montagem: Mário Dias
Assistência: Marta Soares
Vídeo: Paulo Vargues
Sonoplastia: Ricardo Santos
Iluminação: Fernando Belo
Produção Executiva: Paula Coelho e Inês Costa
Secretariado: Maria Navarro
Fotografias: MEF – Luís Rocha

 

Classificação M/12
Duração 2h10 (10 min. intervalo)

 

Informação Adicional e reservasvt@varazimteatro.org | 916439009 | 912420129 | Cine-Teatro Garrett: 252090210