Passar para o conteúdo principal

Os municípios têm sido uma das instituições locais mais solicitadas a trabalhar no campo educativo quer como interventor autónomo quer como parceiro do estado ou de instituições particulares. Indicações desse fenómeno são tanto as referências legais como as solicitações locais à sua intervenção.

Daí que se fale hoje de um alargamento no âmbito das competências municipais ao nível da educação, como se pode verificar através do decreto-lei nº159/99 de 14 de setembro, do Decreto-Lei nº 7/03, de 15 de Janeiro, e mais recentemente com o Decreto-Lei nº 21/2019, de 30 de janeiro.

São várias as razões para esta situação, nomeadamente a erosão do paradigma do Estado Educador, o desenvolvimento de relações horizontais de interdependência entre as instituições educativas e os parceiros locais e os movimentos para uma maior descentralização das competências educativas para as instituições locais, num contexto europeu e não somente português.

Subjacente a estas tendências descentralizadoras, que surgem nos sistemas educativos europeus, com maior ou menor amplitude, está a perceção dos desafios e da complexidade da educação contemporânea com que a escola se debate, nomeadamente a heterogeneidade cultural e social, a inclusão social, a igualdade de género, os novos modelos familiares, a evolução tecnológica, entre outros.

Enquanto agente educativo, este Município tem centrado a sua preocupação e ação na promoção do sucesso educativo das crianças e jovens deste concelho, desenvolvendo condições impulsionadoras da igualdade de oportunidades e equidade educativa, através de uma panóplia de projetos e iniciativas contributivas para a redução/eliminação de assimetrias e fatores de exclusão, bem como fomentadoras da coesão social e da cidadania.

Para o sucesso desta ação dinâmica, muito tem contribuído a proximidade e o bom relacionamento institucional existente com os diferentes agentes educativos, nomeadamente estabelecimentos de ensino (públicos, IPSS e particulares), Associações de Pais/Encarregados de Educação, CPCJ, IEFP, Tecido Empresarial, Forças de Segurança e Associações Culturais e Recreativas.

Porém, este Município não se tem limitado a exercer a sua ação apenas no âmbito das suas competências, mas sim, tem extravasado as mesmas, exemplo disso são as parcerias existentes com o Ministério da Educação, nomeadamente na requalificação do edificado de algumas Escolas Básicas e Secundárias do concelho, bem como apoios aos programas e ações desenvolvidas por estes estabelecimentos escolares sempre que solicitados.

Decisões de Reunião de Câmara

Decisões de Reunião de Câmara

Em Reunião de Câmara realizada ontem, o Executivo Municipal aprovou a Revisão do Plano de Urbanização da Póvoa de Varzim, fixando em 18 meses o prazo para a conclusão da sua alteração.
Navais vibra com atuação de Tunas Académicas

Navais vibra com atuação de Tunas Académicas

O Centro Desportivo e Cultural de Navais promoveu, no passado sábado, o IV TuNavais.
Já começou o "Dá-te Férias – Verão 2022"!

Já começou o "Dá-te Férias – Verão 2022"!

Arrancou, esta semana, a iniciativa “Dá-te Férias – Verão 2022”, promovida pelo Município da Póvoa de Varzim de modo a proporcionar tempos de lazer e diversão às crianças e jovens do concelho no período das férias escolares.
Uma Aventura… Escuteiro por 3 Dias!

Uma Aventura… Escuteiro por 3 Dias!

Três dias de muito convívio, diversão, trabalho em equipa e aprendizagem, em contacto com a natureza – assim se resume aquela que foi a 27ª edição do Acampamento Juvenil (ACAJUV) promovida pelo Município da Póvoa de Varzim, que decorreu de 24 a 26 de junho, no Campo Verde em Rates.
Mais de 500 alunos de todo o concelho participam no Acampamento Juvenil

Mais de 500 alunos de todo o concelho participam no Acampamento Juvenil

Está de volta o Acampamento Juvenil a São Pedro de Rates! Na sessão de abertura deste que é a XXVII edição do ACAJUV, realizada ontem, participaram 520 alunos do 3º e 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico, provenientes dos diferentes Agrupamentos de Escolas do concelho.
Mais de 100 alunos poveiros já têm aulas de golf gratuitas

Mais de 100 alunos poveiros já têm aulas de golf gratuitas

Já começaram as aulas de golf gratuitas para os alunos de todas as escolas do concelho da Póvoa de Varzim, fruto de um Protocolo de Colaboração  estabelecido entre a Câmara Municipal e o Estela Golf Club. Através desta iniciativa, o Município pretende tornar mais acessível a aprendizagem de uma nova modalidade desportiva, uma vez que todo o material e transporte se encontram devidamente assegurados.
“São as diferenças que nos enriquecem”

“São as diferenças que nos enriquecem”

A Câmara Municipal da Póvoa recebeu três comitivas constituída por alunos e professores oriundos de Espanha, Polónia e Itália no âmbito do projeto Erasmus+, das Escolas EB 2/3 de Rates, de Aver-o-Mar e da Associação de Mobilidade Intercultural Euromob.
Câmara Municipal abre concurso público para escolas de surf nas praias

Câmara Municipal abre concurso público para escolas de surf nas praias

O Município da Póvoa de Varzim está a promover um processo de concurso público para a atribuição de licenças para a atividade de escolas de surf em quatro praias de domínio público: Praias da Estela, da Barranha, da Codixeira e da Salgueira.
Há Festa na Escola Básica da Pedreira!

Há Festa na Escola Básica da Pedreira!

A Escola Básica da Pedreira reuniu a comunidade escolar para uma festa que juntou miúdos e graúdos, no final da semana passada.
“Campanha Ambiental” poveira concorre a prémio nacional

“Campanha Ambiental” poveira concorre a prémio nacional

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, celebrado a 5 de junho, a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar promoveu uma campanha ambiental que visa a sensibilização da comunidade escolar e da sociedade em geral para a sua mobilização na ação ambiental.
Póvoa de Varzim celebra Dia Mundial do Ambiente

Póvoa de Varzim celebra Dia Mundial do Ambiente

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Ambiente, a ter lugar no dia 5 de junho, o Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar está a promover uma campanha ambiental com os alunos de apoio tutorial específico, em articulação com os estudantes mais novos do pré-escolar e 1º ciclo, para assinalar esta efeméride de uma forma criativa e original.
5 mil crianças poveiras festejaram o seu dia no Pavilhão Municipal

5 mil crianças poveiras festejaram o seu dia no Pavilhão Municipal

O Município da Póvoa de Varzim assinalou o Dia Mundial da Criança com a realização de uma festa, que se estendeu ao longo do dia de hoje.
Aviso: Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde – alterações ao trânsito automóvel

No dia 7 de agosto, vai realizar-se, em Laúndos, a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde.

Neste sentido, a partir das 15h00 deste dia, e até ao termo da Procissão, é interdita a circulação de trânsito, de todos os veículos, nas seguintes artérias freguesia de Laúndos: Rua do Comendador Aventino Fernandes Laje, Rua do Recreio, Rua Manuel Gomes Coelho Júnior, Rua de S. Miguel, Avenida Senhora da Saúde e Rua Monsenhor Pires Quesado.