O Município da Póvoa de Varzim sempre abraçou a Educação como “a Menina dos seus olhos”, e a estabeleceu como prioridade ao nível da sua intervenção política.

Enquanto agente educativo, este Município tem centrado a sua preocupação e ação na promoção do sucesso educativo das crianças e jovens deste concelho, desenvolvendo condições de igualdade de oportunidades e equidade educativa, através de uma panóplia de projetos e iniciativas que lhes são dirigidos pelos serviços educativos dos diversos departamentos, contribuindo assim para a redução ou eliminação de assimetrias e fatores de exclusão e para a promoção da coesão social e da cidadania.

Mas, felizmente este não tem sido um trabalho solitário do Município, bem pelo contrário, dada a proximidade e o bom relacionamento institucional existente com os diferentes agentes educativos, nomeadamente estabelecimentos de ensino (públicos IPSS e particulares/cooperativos desde o ensino Pré-Escolar ao Universitário), associações de pais/encarregados de educação, CPCJ, IEFP, Tecido Empresarial, Forças de Segurança e Associações Culturais e Recreativas, esta tem sido uma ação dinâmica bastante participada.

Todavia, temos que reconhecer que faltava transpor para o papel, em “formato” de Projeto Educativo Municipal, as nossas inquietudes e preocupações relativas à formação educativa dos jovens para a vida e ao longo de toda a vida, fazendo uma reflexão alargada sobre as práticas educativas existentes no concelho, para, de forma conjunta, definirmos estratégias que promovam o sucesso educativo dos jovens, a cidadania, a articulação entre instituições educativas e sociais e entre os agentes económicos e a oferta formativa no concelho, bem como também devemos refletir e debater sobre as boas práticas (projectos) que têm sido desenvolvidas neste concelho que têm contribuído para o desenvolvimento formar e não fornal dos jovens, e que espelham bem a Póvoa de Varzim como Município Educador.

O Projeto Educativo Municipal não pretende, de forma alguma, colidir com o Projeto Educativo de cada um dos Agrupamentos/Escolas/Jardins de Infância, elaborados em contextos diferenciados, nem tão pouco interferir na autonomia pedagógica e administrativa de cada uma das instituições educativas, bem pelo contrário, pretende criar dinâmicas e parcerias locais, no sentido de fomentar a integração e a articulação entre si, por forma a ser possível uma reflexão alargada e debates sobre as práticas educativas existentes no município, e a corresponsabilização e implicação de todos os agentes educativos.

O PEM é um instrumento de realização de uma política educativa local, que tem como objetivo superar a fragmentação e duplicação de redes de serviços e racionalizar os recursos educativos existentes, visando o enriquecimento de cidadãos e cidadãs e a valorização do seu capital humano.

A sua construção assenta sobre três pilares: a transversalidade, para conseguir a implicação de todos os agentes educativos do território e o trabalho de todas as áreas municipais; a participação cidadã, entendida como corresponsabilidade, compromisso individual e coletivo; e a proximidade, na medida que são projetos vinculados ao território e à comunidade.

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