Passar para o conteúdo principal

O Pelouro da Educação da Câmara Municipal ao longo do ano letivo desenvolve iniciativas, dirigidas a todas as crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo, bem como para os alunos do 2º, 3º Ciclos e Secundário do concelho.

Carnaval Infantil – esta atividade, que se realiza habitualmente na sexta-feira anterior ao dia de carnaval, consiste na concentração dos alunos, oriundos de diferentes estabelecimentos de ensino do Pré-Escolar e do 1º Ciclo, numa Praça central da cidade. Posteriormente em cortejo desfilam pelas ruas mais importantes da cidade, mostrando à população em geral as suas fantasias geralmente elaboradas nas próprias escolas e alusivas a um tema. Com esta iniciativa pretende-se proporcionar a todos os participantes um dia diferente para que estes possam dar largas à sua fantasia e à sua alegria.

Esta iniciativa é organizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação dos alunos da Escola Nova e pelo Grande Colégio numa parceria com a C.M.

Dia Mundial da Criança – Dia 1 de junho – Esta iniciativa, dirigida a todas as crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo, é uma organização conjunta dos Pelouros da Educação e do Desporto, englobando, por isso, uma parte desportiva, onde as crianças participam em jogos já previamente definidos, os quais se desenvolvem nos campos Sintéticos do Estádio Municipal. A outra parte, mais lúdica consiste na realização de espetáculos onde as estrelas são as crianças, pois são elas que representam, cantam e dançam para os que estão a assistir. Estes espetáculos são realizados no Estádio Municipal.

Este evento desenvolve-se ao longo do dia e com ele pretende-se proporcionar a todas as crianças presentes um dia diferente, participativo e bem divertido.

Neste dia a autarquia oferece a todos os participantes um lanche composto por um bolo e um sumo, de forma a repor as energias gastas nas atividades desportivas.

Colónia Balnear Esta iniciativa é uma organização do Pelouro da Educação e é dirigida a todas as crianças dos Jardins de Infância da rede pública do Concelho, durante uma semana, no mês de junho.

Acampamento Juvenil – Durante o mês de junho – É uma iniciativa que se realiza anualmente na Vila de S. Pedro de Rates, em meados do mês de junho, durante 3 dias, sexta-feira, sábado e domingo e é dirigida às crianças dos 3º e 4º anos do 1º Ciclo.

Esta atividade que conta com a participação de cerca de 400 crianças acompanhadas dos respetivos professores, tem por objetivo proporcionar-lhes um contacto direto com a natureza, sensibilizando-as para a preservação do meio ambiente, bem como um fim de semana diferente e inesquecível.

São sem dúvida três dias cheios de atividades, de coisas novas e com agradáveis surpresas, que deixam os mais pequenos completamente hilariantes e com memórias para um dia recordar.

Para a realização desta iniciativa, contamos com a preciosa participação do Grupo Nacional de Escuteiros – Núcleo Cego do Maio, ao nível da planificação das atividades desenvolvidas durante os dias de Acampamento.

Contamos ainda com a imprescindível colaboração da Escola Prática da Administração Militar, sediada neste município, no que diz respeito a parte da logística, nomeadamente na cedência das tendas.

FÓRUM FORMAÇÃO E OPÇÕES PROFISSIONAISEsta iniciativa é uma organização conjunta do Pelouro da Educação em articulação com diferentes entidades parceiras e é dirigida a todos os jovens que frequentam as Escolas Básicas do 2º e 3º CEB e Escolas Secundárias do concelho, priorizando-se os anos de escolaridade entre o 8º ao 12º ano.

O evento realiza-se no 3º período letivo (abril/maio), sendo inserido neste período a Mostra Informativa realizada no Pavilhão Municipal.

Aviso: Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde – alterações ao trânsito automóvel

No dia 7 de agosto, vai realizar-se, em Laúndos, a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde.

Neste sentido, a partir das 15h00 deste dia, e até ao termo da Procissão, é interdita a circulação de trânsito, de todos os veículos, nas seguintes artérias freguesia de Laúndos: Rua do Comendador Aventino Fernandes Laje, Rua do Recreio, Rua Manuel Gomes Coelho Júnior, Rua de S. Miguel, Avenida Senhora da Saúde e Rua Monsenhor Pires Quesado.