As 5 Escolas Básicas do 2º e 3º Ciclos da rede Pública existentes no concelho encontram-se distribuídas de acordo com as seguintes áreas de influência:

– A Escola Básica de Aver-o-Mar, tem na sua área de influência as Freguesias de Aver-o-Mar, Aguçadoura, Navais e Estela;

– A Escola Básica de Rates, tem na sua área de influência as Freguesias de Laúndos, Balasar e de Rates;

– A Escola Básica e Secundária Campo Aberto, tem na sua área de influência as Freguesias de Beiriz, Amorim e Terroso;

– A Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves, sediada no centro urbano da cidade, tem na sua área de influência a zona centro e norte da Freguesia da Póvoa de Varzim;

– A Escola Básica Cego do Maio, situada a sul da cidade, tem na sua área de influência a zona sul da Freguesia da Póvoa de Varzim, e a Freguesia de Argivai.

Importa registar que, pela lotação verificada nos últimos anos nos dois estabelecimentos de ensino sediados na Sede de concelho, o 3º Ciclo do ensino básico passou, também, a ser lecionado nas duas Escolas Secundárias existentes nesta cidade.

Para visualização das moradas destes estabelecimentos de ensino, clique aqui.