Para assinalar a data, a Biblioteca Municipal apresenta uma programação especialmente concebida para, no dia 28 de novembro, sexta-feira, partilhar com a comunidade educativa e com o público em geral a sua história, bem como os serviços que presta.

Às 9h30, os pequenos leitores da Biblioteca serão brindados com uma Hora do Conto Especial, através do livro “Olá, eu sou um livro, de Rui Grácio.

Pelas 10h30, os professores bibliotecários do concelho vão marcar presença, para um encontro do SABE – Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, no qual se irão abordar as parcerias existentes com a Biblioteca Municipal acerca da promoção e da animação da leitura.

Às 12h00, será descerrada a placa alusiva à adesão da Biblioteca Municipal à Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO, por Luís Diamantino, Vice-Presidente da Câmara Municipal, e por Fátima Claudino, em representação do ponto focal nacional/ Escolas Associadas da UNESCO, do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Mais de 500 bibliotecas em todo o mundo constituem esta Rede. Em Portugal, há 17 Bibliotecas Públicas associadas. A participação nesta Rede Mundial visa partilhar boas práticas e valorizar o papel das bibliotecas enquanto mediadoras de informação junto das comunidades onde se inserem.

Pelas 14h30, Fátima Claudino irá apresentar a conferência “Cidadania Global e Desenvolvimento Sustentável: o papel das bibliotecas associadas da UNESCO”, dando a conhecer programas e projectos promovidos pela UNESCO que poderão ser explorados em termos pedagógicos.

Às 16h00, haverá uma apresentação da mostra documental “Eça de Queirós e a Póvoa de Varzim”, iniciativa integrada nos 169 anos do nascimento de Eça de Queirós, bem como das obras sobre Eça de Queirós que estão à venda com preços especiais.

Pelas 18h00, Conceição Nogueira fará a apresentação do livro-álbum “Eça de Queiroz e a Casa de Tormes”, com textos de Secundino Cunha e fotografias atuais de Sérgio Freitas. Será uma viagem pela Casa da Tormes e pela obra de Eça de Queirós, com inúmeras referências à Póvoa de Varzim e a poveiros bem conhecidos. O editor vai promover a venda desta novidade editorial, a um preço especial.