Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Inovar no Presente,
Garantir o Futuro!

Sections

Rotary Club celebra cinquentenário

Na passada sexta-feira, foi inaugurada, no Posto de Turismo, uma Exposição Fotográfica sobre os 50 anos do Rotary Club da Póvoa de Varzim. A mostra estará patente até ao dia 7 de junho.

Notícias

Rotary Club celebra cinquentenário

Póvoa de Varzim, 26.05.2014

Na passada sexta-feira, foi inaugurada, no Posto de Turismo, uma Exposição Fotográfica sobre os 50 anos do Rotary Club da Póvoa de Varzim. A mostra estará patente até ao dia 7 de junho.

A sessão contou com a presença de Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal, José de Azevedo, Presidente do Rotary Club da Póvoa de Varzim, e Lucinda Delgado, Vereadora do Desenvolvimento Local.

Aires Pereira reconheceu que, na Póvoa de Varzim, e ao longo destes 50 anos, a ação do Rotary tem vindo a refletir-se em vários serviços à comunidade.

Neste sentido, propôs distinguir o Clube com a atribuição da medalha de Reconhecimento Poveiro, grau ouro, no Dia da Cidade, a 16 de junho.

"Fundado em 25 de Maio de 1964, o Rotary Clube da Póvoa foi a 26ª organização congénere a ser criada no país. Clube de livre pensamento, aberto a profissionais de todos os quadrantes políticos e religiosos, onde a tolerância e a pluralidade são as únicas bases doutrinárias, o Rotary é, por natureza, espaço para o colóquio e para o debate, orientados para o serviço à comunidade.

Anualmente marca a sua presença na comunidade poveira através da distinção do mérito de estudantes (Prémio “Santos Graça”, atribuído ao melhor aluno do 12.º ano das escolas do concelho), da concessão de bolsas de estudo, bem como da homenagem a profissionais e empresas de excelência (“Profissional do Ano”).

O mais recente serviço à comunidade da Póvoa de Varzim – e, com certeza, o mais relevante – é a Universidade Sénior, criada e mantida em funcionamento desde 2006 e, neste “ano letivo”, frequentada por mais de 170 alunos, apoiados por 17 professores, todos voluntários.

Dois sócios do Clube, o Eng. Carlos Sousa Baptista e o Dr. Manuel João Madureira Pires, exerceram o cargo de Governadores do Distrito".

José de Azevedo, Presidente do Rotary Club da Póvoa de Varzim, revelou o programa comemorativo dos 50 anos do Clube.

"Começamos com uma mostra fotográfica que vai até 1990 para mostrar como começou e o que fizemos. No domingo, vai haver uma mostra da apresentação dos selos, postais e envelopes feitos para o cinquentenário. Seguem-se outras manifestações e eventos, como a palestra com Diogo Freitas do Amaral, o jantar comemorativo e a plantação da árvore da amizade, na Praça do Almada", anunciou José de Azevedo.

O Presidente do Rotary adiantou ainda que o ponto alto das comemorações será no dia 31 de maio, no Centro de Congressos do Axis Vermar, com a palestra do Professor Freitas do Amaral. Irão também prestar homenagem ao Doutor Josué Trocado, "musicólogo notável  que a Póvoa teve e está esquecido", através da interpretação de algumas das suas obras, pelo Orfeão da Universidade Sénior.

José de Azevedo disse que pela primeira vez, o Rotary vai atribuir um prémio especial ao melhor aluno da Escola de Música, no âmbito da distinção do mérito de estudantes.

Quanto ao futuro do Rotary, o Presidente referiu que passa por "continuar a fazer cada vez mais serviços em prol da comunidade, como por exemplo, lembrar figuras que se destacam durante o ano e que passam despercebidos pela Póvoa". 

José de Azevedo esclareceu ainda que ele e António Maria Gomes são únicos ainda vivos do grupo fundador do Rotary Club da Póvoa de Varzim e que teve "a felicidade de ser três vezes Presidente e maior felicidade tive de ser no ano do cinquentenário o Presidente".