O conceito desta iniciativa, que reúne 78 municípios, 1.000 restaurantes e mais de 200 receitas, é que no fim-de-semana eleito seja levado à mesa dos restaurantes locais um prato emblemático do município, acompanhado de uma sobremesa e de vinhos de cada região. Pretende-se, para além de promover e valorizar a gastronomia regional, combater a sazonalidade turística.

O município da Póvoa de Varzim adere à campanha já nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, com apostas inspiradas nos sabores poveiros e na qualidade e diversidade dos produtos locais: «Cambitos de Raia», como petisco; «Pescada à Poveira», como prato principal e, para sobremesa, Rabanada Poveira, inquestionável referência da nossa doçaria.

São 22 os restaurantes aderentes: 31 de Janeiro; Cantinho do Zé; Casa Cecília; Casa da Ramada; Churrascaria Ibérica; Costa; Di António; Estrela do Mar; Firmino; Jardim (Hotel Axis Vermar); Leonardo; Manjar dos Leitões; O Campino; O Franganito Garrett; O Marcelino; O Pátio; O Tacho; Petisqueira Barca; Recife; Romero; Veromar; Villa Mendo.

Os clientes que optem pelo prato da campanha, para além da oferta de brindes surpresa e um copo de vinho de boas vindas da nossa região, têm ainda acesso gratuito ao Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim. Esperamos por si!