O evento é organizado pela PCAND – Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto – em colaboração com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Estarão presentes 118 atletas em representação de 20 países, a saber: Bélgica, Brasil, Canadá, Croácia, República Checa, Espanha, Grã-Bretanha, Alemanha, Grécia, Holanda, Hungria, Israel, Marrocos, Polónia, Portugal, Rússia, Eslováquia, Suécia, Tailândia e Ucrânia.

Considerando a importância inerente a uma competição internacional, esta assume relevância crescida por ser o último teste que antecede o Campeonato do Mundo de Boccia 2018, que terá lugar no mês de agosto, em Inglaterra.

Além dos atletas a representar os seus países, o evento envolve mais de 230 agentes, contemplando acompanhantes desportivos, treinadores e outros técnicos, árbitros, comissão organizadora e voluntários.

A delegação portuguesa tem sido presença assídua nas competições internacionais de Boccia desde 1984, arrecadando sucessivos pódios ao longo dos anos. Esta tarefa tem vindo a tornar-se cada vez mais exigente face ao desenvolvimento da atividade e qualidade dos atletas e do jogo, mas não impossível.

Portugal será um dos 20 países estar presentes no World Open – Póvoa de Varzim, onde irá disputar um lugar entre os melhores, em todas as classes. A delegação nacional conta com um total de 27 elementos.

A PCAND tem investido no desenvolvimento de uma seleção capaz de competir ao mais alto nível e continuar na luta pelo pódio.

A escolha da cidade da Póvoa do Varzim resulta de uma duradoura parceria com a PCAND, já que esta cidade apresenta características geográficas, infraestruturas e acessibilidades, bem como o entusiasmo de todos quantos colaboram, únicas para fazer de cada evento, um sucesso. A cidade tem vindo a acolher a grande maioria das provas internacionais de Boccia em Portugal, desde 2002, sendo que, a presente prova irá ser a 10ª a ser organizada nesta cidade. Um facto que torna a Póvoa de Varzim uma verdadeira referência no mundo do Boccia.