Este Seminário Internacional, realizado no Auditório Ilídio Pinho da Universidade Católica do Porto, contou com a participação de diversos especialistas e investigadores que centram a sua atuação e trabalho científico em torno das questões da educação, inovação educacional e dinâmicas locais de participação e implicação, como autarcas, técnicos e profissionais dos diversos municípios que constituem a Área Metropolitana do Porto.

Do desenvolvimento do programa, destacamos a apresentação de boas práticas localmente dinamizadas, e uma mostra/apresentação pública de projetos educativos.

No caso do município da Póvoa de Varzim, foi selecionado o projeto “Escola da Minha Vida” (sinopse da atividade, no portal municipal), apresentado pela Vereadora do Pelouro da Juventude e Ação Social, Andrea Silva.

O ACAJUV, “Acampamento Juvenil, um Mundo de Descobertas e Aprendizagens ao Ar Livre”, dinamizado desde 1993 para os alunos do 1º CEB, foi ainda selecionado para integrar uma exposição de projetos educativos relevantes.