Passar para o conteúdo principal

Teve início ontem, na cidade de Eschborn, na Alemanha, o “Intercâmbio Multidesportivo – educar pelo Desporto”, no âmbito das relações de geminação, entre aquela cidade e a Póvoa de Varzim. Organizado pela Câmara Municipal de Eschborn, em conjunto com a Associação de Amizade Póvoa de Varzim Cidades Geminadas e a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Participam jovens com idades compreendidas entre os dez e os doze anos: doze poveiros, doze alemães, mais monitores, num total de 25 pessoas.

Esta manhã, decorreu uma receção oficial na Escola Secundária de Eschborn, a Heinrich-von-Kleist-School, presidida pelo Presidente da Câmara de Eschborn, Mathias Geiger, que aproveitou para dar as boas vindas e referir a importância do evento como uma excelente oportunidade para os jovens experimentarem o valor da cultura europeia.

Oficinas de interação comunicativa, atividades multidesportivas e visitas culturais preenchem os dias de intercâmbio até domingo. Educar pelo desporto é a oportunidade para os jovens conhecerem outras realidades, outras pessoas e culturas.

Francisco Casanova, Presidente da Associação de Amizade Póvoa de Varzim Cidades Geminadas, salienta o valor destas iniciativas na vida dos adolescentes e para a Europa em si. Através dos mais jovens, facilitamos o encontro com a Europa, aproximamos a Europa. Desde 2001 que organizamos em conjunto, sendo que na nossa cidade aconteceu também em 2007 e 2009 e 2013. A atividade repete-se de dois em dois anos.

Ainda este ano, a Associação de Amizade Povoa de Varzim Cidades Geminadas, em conjunto com a Câmara Municipal, dinamizará outras atividades importantes para o vigor cultural e pedagógico das comunidades geminadas – a Praça dos Pintores, no dia 9 de Maio, no Diana Bar, e o intercâmbio entre escolas de ensino especial, como Mapadi, Póvoa de Varzim, La Voliére, Montgeron e La Vila Luce, de Eschborn, continuando a investir no fortalecimento dos laços de amizade que unem as cidades irmãs.

Aviso: Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde – alterações ao trânsito automóvel

No dia 7 de agosto, vai realizar-se, em Laúndos, a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde.

Neste sentido, a partir das 15h00 deste dia, e até ao termo da Procissão, é interdita a circulação de trânsito, de todos os veículos, nas seguintes artérias freguesia de Laúndos: Rua do Comendador Aventino Fernandes Laje, Rua do Recreio, Rua Manuel Gomes Coelho Júnior, Rua de S. Miguel, Avenida Senhora da Saúde e Rua Monsenhor Pires Quesado.