Participam jovens com idades compreendidas entre os dez e os doze anos: doze poveiros, doze alemães, mais monitores, num total de 25 pessoas.

Esta manhã, decorreu uma receção oficial na Escola Secundária de Eschborn, a Heinrich-von-Kleist-School, presidida pelo Presidente da Câmara de Eschborn, Mathias Geiger, que aproveitou para dar as boas vindas e referir a importância do evento como uma excelente oportunidade para os jovens experimentarem o valor da cultura europeia.

Oficinas de interação comunicativa, atividades multidesportivas e visitas culturais preenchem os dias de intercâmbio até domingo. Educar pelo desporto é a oportunidade para os jovens conhecerem outras realidades, outras pessoas e culturas.

Francisco Casanova, Presidente da Associação de Amizade Póvoa de Varzim Cidades Geminadas, salienta o valor destas iniciativas na vida dos adolescentes e para a Europa em si. Através dos mais jovens, facilitamos o encontro com a Europa, aproximamos a Europa. Desde 2001 que organizamos em conjunto, sendo que na nossa cidade aconteceu também em 2007 e 2009 e 2013. A atividade repete-se de dois em dois anos.

Ainda este ano, a Associação de Amizade Povoa de Varzim Cidades Geminadas, em conjunto com a Câmara Municipal, dinamizará outras atividades importantes para o vigor cultural e pedagógico das comunidades geminadas – a Praça dos Pintores, no dia 9 de Maio, no Diana Bar, e o intercâmbio entre escolas de ensino especial, como Mapadi, Póvoa de Varzim, La Voliére, Montgeron e La Vila Luce, de Eschborn, continuando a investir no fortalecimento dos laços de amizade que unem as cidades irmãs.