Com o mote “O prazer de ler”, várias iniciativas serão levadas a cabo durante estes dias, com especial destaque para o dia 31, sexta-feira, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, às 21h00.

Neste evento será apresentado o livro “A várias mãos” resultante do projeto concelhio de escrita colaborativa implementado no ano transato, até agora disponível em formato digital.

“A várias mãos” consistiu num projeto de escrita concelhia mobilizando alunos de todas as escolas do agrupamento a escreverem colaborativamente uma história. Esta história contou com a colaboração do Vereador da Cultura e da Educação, Luís Diamantino, que escreveu a introdução. Com base nesta introdução foram concluídas quatro histórias. Em cada ciclo de aprendizagem, do primeiro ciclo do ensino básico ao ensino secundário de cada escola ou agrupamento de escolas deste concelho, foram mobilizados alunos ou turmas que escreveram uma história colaborativa. Esta iniciativa foi da responsabilidade dos professores bibliotecários deste concelho e teve articulação curricular com os professores de Português para o processo de escrita colaborativa e dos professores de Educação Visual para o processo de ilustração da história.

Ainda nesta sessão vão ser distinguidos os melhores leitores de cada escola, seguindo-se uma tertúlia intitulada “O livro da minha vida” à volta das leituras que pais e filhos partilham.

A atividade, que culmina com o encerramento da Semana da Leitura, é mais uma iniciativa conjunta dos professores bibliotecários e da autarquia em prol do livro e da importância da leitura na formação dos nossos jovens.

Durante esta semana, de segunda a sexta-feira, estará patente, na Biblioteca, o Mural da Leitura – “O prazer de ler. O prazer de escrever”.

No dia 28 de março, terça-feira, às 14h30, na Biblioteca Municipal, terá lugar uma Sessão de Leitura em voz alta de A árvore generosa de Shel Silverstein.

Na quarta-feira, 29, às 10h00, irá realizar-se, no Diana Bar, uma sessão de Hora do Conto da obra Sílvio, guardador de ventos, de Francisco Duarte Mangas, e à tarde, pelas 14h30, na Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, vai decorrer uma sessão especial de Leitura Sénior.

No dia 30, às 14h30, a Biblioteca leva os livros e as histórias ao Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim para uma sessão especial de Leituras no Hospital.