A cerimónia, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contou com a presença de Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal.

O autarca reconheceu o espírito de sacrifício dos formandos e, acima de tudo, a capacidade de sonhar. Às vezes, temos resultados, outras não, mas o principal é sonhar, mesmo que os sonhos não se realizem, advertiu Luís Diamantino, admitindo que “não seríamos os mesmos se não tivéssemos sonhos irrealizáveis”.

O Vereador da Educação considera que “temos que arriscar” e constatou que as pessoas que frequentaram estas ações de formação “quiseram arriscar e enriqueceram-se a todos os níveis, adquirindo mais uma ferramenta para enfrentar as dificuldades atuais”.

Para reforçar a sua mensagem de que “as pessoas não podem baixar os braços”, Luís Diamantino recorreu Mia Couto, citando: “Quem tem medo da infelicidade, nunca chega a ser feliz”.

Com esta cerimónia pública de certificação pretendeu-se dignificar as pessoas envolvidas, premiando o mérito, e contribuir para um concelho mais empreendedor e criativo, promover a melhoria ou criação do auto emprego, visando a eficácia dos processos, o aumento da autoestima individual e, por último, o reconhecimento da importância da educação e formação ao longo da vida no desenvolvimento socioeconómico local.

A formação ministrada era adaptada às necessidades do público e abrangia as mais diversas áreas, designadamente: Arranjos Florais e adornos para datas festivas; Bordado Regional de Arraiolos; Processador de texto; Folha de cálculo; Atendimento; Língua Inglesa – comunicação administrativa; Marketing no desporto; Gestão de espaços e instalações desportivas; Gestão de recursos humanos no desporto; Planeamento e organização de atividades desportivas; Fotografia – iniciação; Software adequado ao tratamento de imagens; Técnicas de fotografia de estúdio; Acabamento e apresentação de um trabalho fotográfico; Fundamentos Gerais de higiene; Prestação de cuidados básicos de saúde; Primeiros Socorros; Planeamento, encadeamento e calendarização de atividades de eventos; Técnicas de Marketing; Comunicação no atendimento; Cortesia etiqueta e Protocolo no atendimento.