Foram ainda anunciados os resultados da pré-selecção do júri de duas obras finalistas em cada categoria (Música para Orquestra e Música de Câmara) do 6º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (CICPV).

Estiveram presentes na sessão Afonso Oliveira, Vereador da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e João Marques, Direcção Artística e Coordenação-Geral do Festival.

Afonso Oliveira referiu-se ao evento como sendo “um dos festivais mais importantes do país na área da música e que contribui para a afirmação turística da Póvoa de Varzim assumindo-se como um momento de excelência na promoção anual da cidade. O autarca recordou que “cada vez mais a programação da vida das pessoas é feita em função dos eventos a que querem assistir, como é o caso do Festival de Música, que se direcciona a públicos específicos, atraindo ao nosso concelho espectadores de todo o país”.

O Vereador destacou a presença repetida e prestigiante de Rui Vieira Nery, que irá proferir a conferência de abertura, no Museu Municipal, e também a participação do reconhecido pianista poveiro Raúl da Costa e das duas formações residentes do FIMPV: o Quarteto de Cordas Verazin e a Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim. A este propósito, Afonso Oliveira realçou o papel desenvolvido pela Escola de Música a nível do ensino e formação na área musical dos jovens do nosso concelho.

Quanto ao apoio do Município, o Vereador informou que, uma vez mais, a Câmara Municipal dá o seu apoio estruturante à realização da 33ª edição do Festival, lembrando que, dado o cenário económico do país, tem-se tornado mais difícil manter a qualidade a que o evento já nos habituou, visto que temos que fazer mais ou o mesmo com menos recursos.

João Marques começou por anunciar os resultados da pré-selecção do júri de duas obras finalistas em cada categoria do 6º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim. Foram cerca de 20 os compositores que participaram neste concurso destinado a premiar obras inéditas em duas modalidades: Música para Orquestra e Música de Câmara. O júri, constituído por Christopher Bochmann (Presidente), Pedro Amaral, Carlos Caires e Carlos Marecos seleccionou as seguintes obras em cada uma destas modalidades: “Vectorial-modular” (Música para Orquestra), de Gonçalo Gato; “Sopros de um vento extinto” (Música para Orquestra), de Osvaldo Fernandes; “Ainda escutas o vento?” (Música de Câmara), de Aurélio Edler-Copes e “(in)pulso (ex)pansão” (Música de Câmara), de Luciano Campbell, informou.

cartaz FIMPV_2011

Quanto à programação do 33º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, João Marques revelou os solistas e agrupamentos de nível internacional que irão participar: além de Cantica Symphonia, Trio Mediaeval, Stimmwerck e Pavel Haas Quartet (quatro agrupamentos de prestígio pela primeira vez em Portugal), registou o regresso de Isabelle Faust, Alexander Melnikov e do Ricercar Consort, que, em anteriores edições, deixaram memoráveis impressões no público; e ainda a primeira apresentação no Festival dos eminentes e consagrados solistas Jean-Guihen Queyras, Alexandre Tharaud e Éric Le Sage.

Cantica Symphonia, Trio Mediaeval e Stimmwerck para além de serem uma estreia no nosso país são também conjuntos vocais que irão representar a música antiga, mais concretamente, Idade Média/ Renascença, a par de Ricercar Consort, agrupamento belga que regressa ao Festival para apresentar música de Bach (Renascença/ Barroco). Sobre esta época histórica, João Marques divulgou que a música antiga ganhou um estatuto muito especial e já alguns anos que o Festival apresenta esta vertente abarcando um largo espectro histórico. “São os concertos de música antiga que atraem mais público ao Festival e os grandes intérpretes que o tornam mais aliciante”, acrescentou.

Destaque também para alguns dos músicos portugueses mais influentes e respeitados, como Nuno Pinto, Filipe Quaresma, Pedro Amaral, Miguel Azguime. E ainda os jovens Susana Milena (galardoada com o Prémio Jovens Músicos 2010 / “Maestro Silva Pereira”), Raúl da Costa, Daniel Cunha, bem como as duas formações residentes do FIMPV – o Quarteto de Cordas Verazin e a Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim sob direcção musical de Luís Carvalho. O Festival continua a assegurar o seu apoio à criação e divulgação da nova música portuguesa, com a apresentação de quatro obras em estreia mundial (dos compositores Gonçalo Gato e Osvaldo Fernandes, de Portugal; e Aurélio Edler-Copes e Luciano Campbell, do Brasil), seleccionadas pelo júri do 6º CICPV, e uma obra de Christopher Bochmann (Presidente do júri) encomendada pelo FIMPV.

Estão previstas ainda diversas manifestações paralelas: em evidência os encontros informais do público com os jovens compositores cujas obras serão apresentadas em estreia absoluta; master classes de António Salgado, Miguel Rocha, Jean-Guihen Queyras, Éric Le Sage e Pavel Haas Quartet; exposições diversas; e publicação e exposição de trabalhos escolares sobre a temática do Festival, objecto do concurso À Descoberta do Património Musical especialmente dirigido às escolas do ensino genérico e vocacional da região.

A organização do Festival é da responsabilidade da Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim e conta com os principais patrocínios institucionais da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes. Apoiam o evento importantes instituições, empresas e meios de comunicação social.

Poderá consultar toda a informação relativa ao 33º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim bem como ao 6º Concurso Internacional de Composição no portal municipal.