Constituída por 12 provas (4 de corta-mato, 4 de estrada e 4 de pista), esta é uma atividade composta por corridas de participação individual e coletiva com o objetivo de promover a prática do atletismo e dos valores da confraternização e da amizade, por entre as coletividades do concelho.

A primeira jornada terá lugar em Argivai, a 20 de novembro e será disputada em formato de corta-mato.  Seguir-se-ão mais 11 jornadas, até 21 de maio de 2017, que serão realizadas nas freguesias de Laúndos, Beiriz, Estela, Aver-o-Mar, Amorim, Rates, Navais, Balasar, Terroso, Aguçadoura e a finalizar, na Póvoa de Varzim.

A 37ª edição do Plano de Promoção termina no dia 10 de junho, no Parque da Cidade, com a entrega de prémios e lembranças na Cerimónia de Encerramento.

Confira o Calendário Geral 2016/17.

O empenho e voluntarismo de 8 associações diferentes e um total de 586 atletas inscritos no Plano abrilhantaram a edição de 2015/16, que coroou, pela quarta temporada consecutiva, o Centro Desportivo e Cultural de Navais como o grande vencedor a nível geral, nas provas de índole coletiva. O título geral do CDC Navais foi consequência direta do 1º lugar nas classificações finais das provas de corta-mato e pista. O GCR Aguçadourense foi o vencedor final das provas de estrada.

Na totalidade das 12 jornadas, participaram 3.435 atletas, o que dá uma média de 287 corredores por jornada. São números impressionantes, que vêm na senda do sucesso das edições anteriores, e que a organização espera ultrapassar em 2016/17.

O Plano de Promoção de Atletismo funciona em prol dos jovens desde o ano de 1978, com vista a assegurar a formação de melhores homens e mulheres, através da sã prática dos valores do desporto.