As três Instituições de Solidariedade Social mais antigas do nosso concelho são a Santa Casa da Misericórdia (1756), a Beneficente (1906) e o Albergue Marquês de Pombal, na freguesia de Rates.

Por deliberação de 9 de Agosto de 1983, é criada em 1991, a Divisão de Educação e Acção Social, dirigida por António Ramalho. Desde então, tem sido evidente o esforço desenvolvido pela autarquia para fazer face às pobreza à exclusão social, reflectido na implementação de medidas de política social e de programas nacionais em diversas áreas como o emprego, a acção social, a educação, a saúde, a economia, a habitação e outras. Ao nível da Habitação, é notória a intervenção de renovação urbana no Agrupamento Habitacional Dr. Alberto Sampaio, bem como os diversos bairros construídos pela autarquia no âmbito do Programa Especial de Realojamento, ao qual a Câmara aderiu, tendo celebrado o Acordo Geral de Adesão em 02 de Dezembro de 1994. Com o objectivo de promover a melhoria das condições de vida das pessoas e grupos em processo ou situação de desfavorecimento e/ou exclusão social, a autarquia promoveu o Projecto de Dinamização dos Gabinetes de Acção Social, contribuindo desta forma para a revitalização do tecido social e da economia local. Para além disso, desenvolve diversos eventos no âmbito da Solidariedade destinados a crianças e idosos e disponibiliza serviços de apoio à família. O desafio da Rede Social integra políticas, medidas e acções dispersas, e promove acções concertadas, coerentes e participadas de desenvolvimento local com as entidades públicas e privadas sem fins lucrativos do concelho da Póvoa de Varzim.

Demonstrada, ficou, a preocupação da autarquia com “o bem-estar de todos os seus membros”.