Passar para o conteúdo principal

No cumprimento da diretiva nacional presente no despacho n.º 2836-A/2020, publicado em Diário da República a 02/03/2020, a autarquia da Póvoa de Varzim já aplicou o plano de contingência municipal de prevenção ao novo vírus Covid-19.

O risco de transmissão secundária na EU será moderado, desde que sejam cumpridas as devidas práticas de prevenção e controlo de infeção. Neste sentido, e com o grau de risco em constante avaliação pelas entidades competentes, a autarquia coloca em prática um plano de contingência geral, sendo adaptado às especificidades das diferentes unidades municipais.

O Plano de Contingência do Município da Póvoa de Varzim pretende assim antecipar e minorar o impacto do Covid-19, através da implementação de procedimentos que minimizem ou, preferencialmente, eliminem a possibilidade de transmissão, contribuindo decisivamente para a segurança de trabalhadores e munícipes.

É prioridade do Município a garantia de funcionamento dos seus vários serviços; a promoção de uma resposta rápida às condições de propagação, que mantenha os serviços essenciais em funcionamento; a devida informação a trabalhadores e munícipes sobre quais os procedimentos a adotar na presença do Covid-19; o total envolvimento das entidades oficiais durante todo o processo, de modo a que estas possam garantir o apoio necessário em caso de pandemia.

Para tal, o Plano define uma estrutura de coordenação e decisão; identifica e define a coordenação com as respetivas entidades externas de saúde; implementa medidas de prevenção, disponibilizando equipamentos de limpeza e produtos de higienização nos vários serviços do Município com vista à redução dos riscos de contágio e garante a monitorização e acompanhamento, em permanência, de todo o processo. Importa referir que para cada unidade de serviço e suas respetivas especificidades há um plano em particular, a complementar o plano geral de contingência municipal.

Ainda hoje, decorrente da necessária contenção social, foram anunciadas um conjunto de medidas imediatas de prevenção e que abrangem vários aspetos da vida do município.

Relembramos que o Covid-19 pode transmitir-se de pessoa a pessoa, através das gotículas respiratórias, quando a pessoa infetada tosse, espirra ou fala, ou através do contacto das mãos com uma superfície ou objeto infetado. O trabalhador ou o cidadão que apresente sinais ou sintomas (infeção respiratória aguda, acompanhada de febre ou tosse, dores musculares, dores corporais, dores de garganta ou dificuldade respiratória) deve procurar de imediato isolar-se e contactar as entidades responsáveis e deve ligar para o SNS-24, o número 808 24 24 24.

De modo a reduzir a exposição e propagação da doença, não esqueça as medidas de higiene, etiqueta respiratória e práticas de segurança alimentar recomendadas pela Direção-Geral da Saúde: evitar contacto próximo com doentes com infeções respiratórias;  lavar frequentemente as mãos, especialmente após contacto direto com pessoas doentes;  tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos; deitar o lenço de papel no lixo); lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir.

Viajantes regressados das áreas afetadas que apresentarem sintomas sugestivos de doença respiratória, durante ou após a viagem, devem ligar para o número 808 24 24 24 (SNS-24), antes de se deslocarem a um serviço de saúde, informando sobre a sua condição de saúde e história de viagem, seguindo as orientações indicadas.  

Para mais informações consulte a página da Direção-Geral da Saúde e fique a par de todo o material informativo disponibilizado sobre o Covid-19.

Pode ainda acompanhar o evoluir da doença em Portugal, através da ligação virtual para o portal criado para o efeito.

Tópicos
Aviso: Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde – alterações ao trânsito automóvel

No dia 7 de agosto, vai realizar-se, em Laúndos, a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde.

Neste sentido, a partir das 15h00 deste dia, e até ao termo da Procissão, é interdita a circulação de trânsito, de todos os veículos, nas seguintes artérias freguesia de Laúndos: Rua do Comendador Aventino Fernandes Laje, Rua do Recreio, Rua Manuel Gomes Coelho Júnior, Rua de S. Miguel, Avenida Senhora da Saúde e Rua Monsenhor Pires Quesado.