A cerimónia, que contou com a presença da antiga campeã olímpica Rosa Mota e do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, serviu para homenagear atletas, treinadores, dirigentes, árbitros, entidades e outros agentes desportivos que se tenham notabilizado no ciclo olímpico 2012-2016.

O nadador poveiro, presente nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, recebeu a distinção máxima da Gala após ter-se sagrado campeão europeu e mundial de masters na última temporada, títulos que juntou à sua já longa carreira, repleta de recordes e troféus.

Também no sábado, João Ribeiro, da União Poveira de Karaté (UPK), esteve presente no Europeu de WADO RYU, em Roterdão (Holanda). O atleta poveiro, em representação da seleção nacional, conseguiu duas medalhas de bronze, no escalão júnior kumite individual -61kg e em kumite por equipas.

Foi um fim-de-semana em grande para a UPK, que brilhou no Open Internacional organizado pelo Centro de Karaté Aguçadourense. O clube obteve 5 pódios na prova disputada no Pavilhão Municipal, com destaque para Rita Ribeiro, que venceu a prova de kumite em iniciados +55kg. Pedro Oura alcançou o 2º lugar em kumite juvenil -55kg e Francisca Leonor, Catarina Santos e Diogo Ferreira conseguiram o 3º lugar em kumite juvenil -50kg, juniores +55kg e kata infantil, respetivamente.

No domingo, decorreu a Liga Nacional de Karaté Shotokan, tendo a UPK assegurado 3 pódios. Por equipas, a turma poveira assegurou a 1ª posição em kata júnior feminino e individualmente, Rafaela Oliveira e Cláudio Gonçalves obtiveram o 3º posto em kata júnior.

Em andebol, os seniores do Póvoa Andebol foram derrotados pela equipa do Infesta, por 19-21, em jogo da Taça de Abertura. Esta partida funcionou como preparação para a nova época, que se inicia amanhã às 18h30, frente ao Santana. A partida, referente à 1ª jornada da 3ª Divisão Nacional vai disputar-se no Pavilhão da Escola EB 2/3 de Beiriz.

No que toca aos escalões de formação, os juniores foram a única equipa que saiu derrotada este fim-de-semana, perante a difícil oposição do Gaia (24-32). A equipa de juvenis do Póvoa Andebol derrotou o Padroense por esclarecedores 30-18, enquanto os iniciados venceram folgadamente o ISMAI por 28-18.