Adriano Niz, em representação do Grupo Desportivo de Famalicão, foi um dos grandes destaques do evento, que contou com a presença de 580 nadadores portugueses e de nadadores estrangeiros vindos de Espanha, Itália, Alemanha, Holanda e Suécia.

O atleta poveiro teve uma prestação brilhante e somou 5 títulos de Campeão Nacional Master B, nas categorias de 800m livres, 400m estilos, 50m costas, 100m mariposa e 200m estilos. A somar aos títulos, Adriano Niz alcançou ainda 6 Recordes Nacionais Master B, em 50m e 100m costas, 50m e 100m mariposa e 200m e 400m estilos.

A temporada 2015/16 do nadador olímpico poveiro terminou, desta forma, com chave de ouro. Ao todo, Adriano Niz somou 3 títulos de Campeão da Europa, 10 títulos de Campeão Nacional Master B e 21 Recordes Nacionais Master B, tendo sido considerado o Atleta Master do Ano e agraciado pela Federação Portuguesa de Natação com a medalha de prata de louvor, pelos resultados obtidos para o desporto nacional.

Ainda na natação, também a equipa de cadetes A/B do Clube Naval Povoense terminou a época desportiva. Os 10 jovens nadadores que constituem esta equipa encerraram a temporada com a participação no torneio regional da sua categoria, o Torregri3, disputado nas piscinas do Clube Fluvial Portuense, na cidade invicta.

Os jovens poveiros tiveram excelentes prestações individuais técnicas, bateram recordes pessoais e do clube e terminaram a prova em lugares de destaque na classificação geral do torneio.

Os treinadores deste escalão de cadetes do Clube Naval Povoense, Estêvão Liberal e Joana Fonseca, destacaram os resultados obtidos pelos seus jovens pupilos, mas referiram que “o importante é que eles gostem da modalidade e se sintam bem dentro do grupo e da equipa, para que a passagem para o escalão de infantil se processe de forma natural”.

O desporto poveiro não se ficou pela natação neste fim-de-semana. Os jovens atletas do Atlético da Póvoa, André Gomes, no escalão de júnior e Mariana Novo e Rafael Costa, em juvenis, estiveram em Viseu, no Estádio do Parque do Fontelo, onde conseguiram mínimos para os Nacionais de Juniores.

André Gomes fez 64,24s nos 400m barreiras e terminou no 9º lugar nacional. Mariana Novo, em triplo salto, obteve a mesma classificação final, com a marca de 11,01m. Rafael Costa conseguiu um novo recorde pessoal no Lançamento do Martelo de 6kg, com 47,98m, terminando em 5º lugar nacional. O jovem atleta poveiro participou ainda nas provas de Lançamento do Peso (12,70m) e Lançamento do Disco (36,65m), tendo terminado no 5º e 7º posto, respetivamente.