Depois de uma preparação muito positiva com resultados de topo nos campeonatos nacionais, em que bateu 5 recordes nacionais e conquistou os 5 títulos em que competiu, Niz está a encarar com muito otimismo mais uma prova internacional e já observou com atenção a start list para medir forças com os adversários: “pelo que vi da lista, estou na disputa pelo pódio e o principal objetivo será trazer uma medalha dos mundiais e, caso me sinta numa boa forma, poderei tentar o título mundial. O que seria uma coisa muito boa”.

A expetativa não é exagerada por parte do nadador poveiro, dado que a época desportiva lhe tem corrido “muito bem”. Adriano Niz sabe que, apesar de nalgumas provas o objetivo do título mundial ser muito difícil de atingir, “visto que quem está à minha frente na start list tem um tempo um pouco melhor que eu”, o certo é que “noutras provas como é o caso dos 200m costas e 200m crawl, estou na disputa, pois os tempos são muito similares entre todos no pódio, por isso, ali entre o 1º e o 3º tudo pode acontecer”, afirmou Adriano Niz.

Adriano Niz está próximo dos principais atletas da start list – um russo, um brasileiro e um francês – e a luta pelo pódio deverá ser entre eles os quatro: “um deles vai ter que ficar de fora e espero que não seja eu”.

Tendo em conta as diversas despesas com alojamento e deslocação para a Rússia e as dificuldades financeiras dos clubes, a que o GDN de VN Famalicão não é alheio, Adriano Niz encontrou uma forma de minimizar estes custos com o patrocínio concedido, mais uma vez, pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que auxilia o poveiro a participar num campeonato do mundo. O atleta mostra-se grato pela ajuda e só espera que os seus resultados sejam muito positivos para “deixar todos os poveiros orgulhosos”.

Adriano Niz leva sempre a bandeira da Póvoa de Varzim às provas em que participa no estrangeiro, o que constitui uma forma de reconhecimento ao apoio prestado pela município ao longo dos últimos anos, “mesmo antes de eu ter atingido o nível mais elevado como atleta”, frisou. Mas o nadador acrescenta que leva a bandeira, porque também se orgulha da cidade que representa, “pois é uma cidade em que gosto de viver, é uma cidade aprazível virada para o desporto, e é sempre um orgulho poder levar a bandeira aos quatro cantos do mundo”.

A cidade tem novamente um grupo de jovens nadadores promissores. Adriano Niz reconhece esse valor em potencial: “Espero que, pelo menos, a minha carreira sirva para impulsionar novos atletas numa modalidade que estava adormecida na Póvoa. Começamos a ter desde há alguns anos o polo aquático, com a nova secção do CNP (Clube Naval Povoense), que tem alcançado muitos bons resultados ultimamente. Também abriu o grupo da natação pura e vejo com bons olhos que o meu exemplo e a minha carreira possam ter contribuído de alguma forma para trazer dinamismo à natação na Póvoa, visto que temos as melhores condições do país. Temos uma piscina olímpica como não há muitas no país, ainda mais porque é coberta, sendo que podemos treinar o ano todo, só temos é que aproveitar estas condições para podermos lançar novos atletas e ajudá-los a ter carreiras bonitas e a conquistar cada vez melhores resultados”.

No âmbito do desporto local, no próximo sábado, 1 de agosto, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim (GREB) realiza a 15ª Maratona de futebol juvenil “Os Gandulinhas”. A iniciativa decorrerá no Parque Desportivo da União de freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, em Nova Sintra.

Em final de época desportiva, em muitas modalidades, registam-se ainda os resultados dos Campeonatos de Portugal de Atletismo, em Leiria, onde estiveram vários poveiros a lutar pelo Título de Campeão Nacional Absoluto na sua disciplina.

António Vital e Silva, do Sport Lisboa e Benfica, no Lançamento de martelo de 7.26Kg sagrou-se Vice Campeão Nacional com a marca de 66.75m; Fernando Serrão, do Maratona Clube de Portugal, nos 3000 Obstáculos sagrou-se também Vice Campeão Nacional com o tempo de 9.08,31; Filipe Vital e Silva, do Real Sociedad, no Lançamento do Disco 2Kg foi 3º classificado com 56.05m; Bruno Costa, do Sport Lisboa e Benfica, no Salto em Comprimento foi 4º classificado com 7.27m.

No Centro de Karaté Aguçadourense (CKA) é tempo de balanço da época desportiva após onze meses de intenso trabalho. O final de mais um ano ficou marcado pela realização do exame de graduação de 100 membros da equipa poveira, na passada sexta-feira, no Pavilhão Municipal. Os cintos mudaram de cor para todos os examinados pelo Sensei José Ramos.

Também em Coimbra, no Centro Português de Karaté, no passado domingo, dez atletas realizaram o exame de graduação. Na ocasião, sete atletas do CKA foram homenageados pelo Centro Português de Karaté: Vitalie Certan, Ina Certan, Filipa Costa, Joana Bastos, Pedro Vieira, Afonso Azevedo (Campeões Nacionais) e o próprio Vítor Poças, pelo contributo prestado à modalidade.

Para assinalar o final da época, o CKA organizou o último treino, na Praia do Paimó, em Aguçadoura, com a presença de dezenas de atletas e Mestres vindos de todo o país. O Sensei José Ramos dirigiu este último treino que terminou com todos os participantes no mar. Enquanto os colegas treinavam no areal de Aguçadoura, Ina Certan esforçava-se em Lisboa, no Jamor, no estágio da Seleção Nacional. A atleta está a preparar-se para o Campeonato do Mundo, que vai realizar-se na Indonésia, em novembro.

Até setembro os atletas vão descansar para retemperar energias e voltar a representar a Póvoa de Varzim o melhor que puderem pelo país e pelo mundo.

Também em despedida de mais um ano desportivo, esteve a secção de natação pura do CNP (Clube Naval Povoense), com a organização de um jantar, que reuniu 100 pessoas.

Foi no dia 24 de julho, que se reunirem em convívio, no salão dos Leões da Lapa FC, nadadores, equipa técnica, pais e direção do CNP.
Das distinções entregues aos intervenientes noa época desportiva, salienta-se Hugo Azurara Vieira, considerado o nadador do ano da secção, e o treinador João Pereira, distinguido pela sua dedicação como técnico, mas também pelas participações em prova que resultaram numa medalha, no Meeting da Póvoa de Varzim, e outra nos regionais de inverno, também realizados na nossa cidade.
No final, membros da secção e direção agradeceram o apoio dos pais, da autarquia, dos principais patrocinadores e da colaboração do Centro Social Bonitos de Amorim e Leões da Lapa FC.

Na próxima sexta-feira, dia 31, às 10h00, terá lugar mais uma festa de férias das aulas desportivas – a do Projeto Sénior 2014/15.

No Complexo Desportivo Municipal esperam-se cerca de 400 pessoas de 8 instituições e da população em geral do nosso concelho. Projeto Sénior é uma ideia iniciada em 2005 com um grupo de 3 instituições, que contemplava 26 participantes. Hoje em dia, o projeto conta já com mais de 700 participantes nas aulas de Ginástica e Natação. Como é habitual o ano desportivo sénior termina com uma atividade de convívio e diversão.